lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Diferenças Entre Diet, Light e Zero


Muitas pessoas não sabem diferenciar, havendo  uma confusão entre os alimentos diet,  light e zero. Há, no mercado, uma quantidade incrível desses produtos. Diabéticos devem consumir alimentos diet ou light? E para quem sofre com o excesso de peso e quer emagrecer, qual é o mais indicado? Pão e refrigerante light ou diet, sal light, margarina light, chocolate diet...

Diet

O alimento Diet é formulado para atender dietas com necessidades especiais e que exijam restrição de algum nutriente, como açúcar, gordura, carboidrato, sódio, glúten, entre outros. Para um produto ser considerado Diet, deve ser retirado 100% de pelo menos um dos ingredientes presentes na composição de um produto convencional.
São produtos isentos de determinado nutriente (como açúcar, glúten, colesterol ou gordura), desenvolvidos para atender a grupos específicos, como as pessoas que sofrem com diabetes ou hipertensão.
Indicado para: Os consumidores de produtos diet geralmente têm condições metabólicas ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), o sal (hipertensos) ou o glúten (celíacos). Como os produtos mais encontrados no mercado são os isentos de açúcar, as pessoas associam alimentos “diet” destinados apenas para diabéticos.
Entendendo o Rótulo: A inscrição diet escrita na embalagem não é suficiente. Deve estar especificada, também, que substância foi retirada ou substituída na fórmula.
Preste Atenção: É comum que produtos diet sejam usados em dietas de emagrecimento, mas muitas vezes o valor energético não é menor do que o de produtos convencionais. É o caso do chocolate diet, por exemplo, que não contém açúcar, mas apresenta maior quantidade de gordura e, consequentemente, de caloria do que a receita original. Em outros casos, o nutriente eliminado (sódio, por exemplo), não interfere na quantidade de calorias.

Light

Alimentos com pelo menos 25% de redução de um ou mais componentes presentes na composição de um produto convencional. Esta redução pode ser de açúcar, gorduras, colesterol, sódio, entre outros.
São produtos com redução no valor calórico ou em algum outro nutriente. Eles não precisam, necessariamente, ter isenção total de certo ingrediente. Basta uma diminuição de, no mínimo, 25% de calorias ou de qualquer outro nutriente (açúcar, gordura total, gordura saturada, sódio, etc.) em comparação aos produtos similares convencionais.
Indicado Para: Pessoas saudáveis que preferem produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente, comparado com o mesmo alimento em sua fórmula convencional. Tais consumidores buscam o bem-estar, manutenção da saúde ou redução de peso.
Entendendo o Rótulo: O produto ao qual o alimento light é comparado deve ser indicado na embalagem.
Preste Atenção: Os produtos light só ajudam a perder peso se houver diminuição significativa na quantidade de algum nutriente energético. Mas o consumo exagerado de um produto light pode resultar na ingestão de uma quantidade igual ou até maior de calorias, comparada ao consumo moderado de algo não light. Por isso, não exagere na dose!

Zero

Assim como o alimento Diet, possui a exclusão total de algum componente, e pode ser Zero Açúcar, Zero Gordura, Zero Sódio, entre outros. Quando um alimento é Zero por isenção de açúcar, pode ser consumido por portadores de diabetes.
Esse termo foi lançado nos refrigerantes e significa que o produto tem como caracteristica comum a ausência de açucar. São usados ingredientes modernos que tentam aproximar ao máximo do sabor da versão original.
Indicado Para: pessoas com diabetes ou que desejam manter o peso.

Dicas Importantes:
  • Ao consumir estes tipos de produtos, procure no rótulo para saber qual ingrediente que está alterado em relação à fórmula original. Por exemplo, há queijos que perderam gordura, mas ganharam sal. Assim não devem ser consumidos por pessoas com pressão alta. Se tiver dúvidas, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor.
  • Não consuma abusivamente os produtos light que substituem o açúcar por adoçantes, pois seu consumo exagerado pode trazer desconfortos gástricos. Planeje com seu médico a inclusão desses produtos na sua alimentação.
  • O chocolate diet engorda tanto quanto o normal, pois não tem açúcar, mas tem gordura. Para os refrigerantes, não faz diferença se são diet ou light, porque os originais já não têm gordura, só açúcar. Portanto, os diet e light são caloria zero.
  • Para emagrecer, ao ingerir os produtos light, você deve comer na mesma quantidade que você comia os produtos normais. Um grande erro é que as pessoas exageram no consumo do produto light e podem até engordar.









Um comentário:

  1. Mas olha só que interessante, eu já ouvi fala em alguma coisa desse tipo, mas agora ficou mais claro o que contém cada produto alimentício, nos ajuda ter uma dieta mais balanceada e saber realmente o que estamos comendo. Um grande beijo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...