lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tabuas de Corte Para a Cozinha


Qual a melhor tábua para ser usada na cozinha?
A de madeira, a de plástico ou a de vidro?
Que tábua de corte você usa para preparar carnes, legumes e temperos  ou na hora de cortar aquele chocolate ou as frutas para a sobremesa?

        

Ponto pacífico que a grande responsável pela contaminação dos alimentos é a falta de higienização adequada na cozinha. Mas outro fato que sabemos é que o uso de utensílios inadequados  e o uso incorreto dos utensílios de cozinha também se tornam  responsáveis pela contaminação dos alimentos.

Se a tábua de madeira for o item mais utilizado em sua cozinha, está na hora de tomar medidas emergenciais e aposentá-la imediatamente.Um dos perigos encontrados nas cozinhas são os utensílios de madeira. Está comprovado que tábuas, colheres, rolo de massa...... de madeira acumulam microrganismos, isto porque com o tempo vão se formando ranhuras e cortes e os "danados dos bichinhos" ficam nessas ranhuras, vão se acumulando microrganismos e restos de alimentos praticamente imperceptíveis. E é muito difícil retirá-los na lavagem. A madeira, além disso, acumula odores e manchas dos alimentos. O calor mata, a temperaturas altas, mas ninguém tem a paciência de ficar colocando a tábua dentro do forno a cada vez que for ser usada.

O uso da tábua e de outros utensílios de polietileno é recomendado pela  ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Entretanto, eles  devem ser descartados com o tempo porque ficam com cortes e ranhuras e acabam sofrendo dos mesmos problemas das tábuas de madeira: bactérias acumuladas nestas ranhuras e cortes. Mas se trocadas periodicamente e lavadas com água sanitária ou cloro,  são melhores opções que as de madeira.

Já,  as tábuas de vidro têm a vantagem de não acumularem cheiros, manchas, nem ficam com ranhuras.Portanto não abrigam microrganismos e podem ser lavadas  apenas com água e detergente e ficam  livres de contaminações.
Para completar, você pode dar um toque charmoso à cozinha, com itens coloridos.


Como lavar, secar e deixar a tábua sempre em ordem:


- Logo após o uso, a tábua deve ser lavada. Para durar bastante, sempre coloque o item em locais secos e nunca em lugares quentes.

- pendurar o item em um local longe da umidade para não ter problemas com bactérias e fungos mais tarde.

- corte de alguns alimentos requer cuidados especiais: cenoura, beterraba e pimentão podem colorir a tábua. Por isso, lave imediatamente.

- o ideal é mergulhar a tábua em uma solução de cloro.

- o recomendado mesmo é ter várias tábuas para utilidades diferentes; uma só para carne, outra para cortar uma fruta e por aí vai, principalmente para evitar contaminação. Para carnes vermelhas, usamos a tábua dessa cor. A verde serve para o corte de verduras, legumes e frutas. A amarela é utilizada para corte de aves. Já a de cor azul é dedicada aos peixes e frutos do mar, caso as tábuas sejam de polietileno.

- após o uso, mergulhe a tábua por 30 minutos em água sanitária. Para meio copo de água sanitária, coloque 2 l de água, assim, a limpeza será mais profunda.

- na hora de usar a tábua, coloque um pano-de-prato debaixo dele, assim, terá mais firmeza.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...