lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Como Ler Os Rótulos Nas Embalagens de Alimentos

A tabela nutricional

 Leitura dos Rótulos
Quando escolhemos um alimento, é muito importante entender o quanto ele pode contribuir para uma dieta saudável e equilibrada. Para isso, precisamos  entender os rótulos e o significado de cada informação que ele traz, incluindo cada item da tabela nutricional.

A ANVISA, órgão regulatório do governo, determina que todas as embalagens de alimentos industrializados devem trazer:

- Tabela nutricional com os valores de energia, carboidratos, proteínas, gorduras totais e saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e teor de sódio.
- Relação de todos os ingredientes começando pelo que aparece em maior quantidade até aquele em menor quantidade.
- Conteúdo líquido (quantidade, peso ou volume) do produto e seu método de conservação, para que você saiba como guardá-lo de forma correta.
- Indicação obrigatória da presença de Glúten, uma proteína presente em alguns alimentos como a cevada, o trigo e o centeio, que não pode ser consumida por pessoas com a doença chamada Celíaca.

Tendo essas informações em mãos, podemos comparar um alimento com outro, avaliando o conteúdo da embalagem e a quantidade de nutrientes de cada um. Lembrando sempre que podemos consumir todos os tipos de alimento, desde que seja com moderação.

Tabela Nutricional
 A tabela com informações nutricionais, obrigatória por lei, deve indicar os valores de alguns nutrientes, como os carboidratos, as proteínas, as gorduras totais, saturadas e trans, além do teor de fibras, sódio e energia.

Esses valores são apresentados de duas formas: o quanto a porção fornece daquele nutriente (em gramas ou miligramas, dependendo do nutriente) e o quanto esta quantidade representa em relação ao consumo calórico de uma dieta de 2000 calorias, conhecido como Valor Diário ou VD.

O tamanho das porções deve aparecer em gramas e em medidas caseiras (colheres de sopa ou xícaras, por exemplo) e pode variar, mas geralmente são padronizados conforme o tipo de alimento, para que fique mais fácil de comparar os valores nutricionais entre dois produtos semelhantes, de marcas diferentes.


O primeiro valor que aparece na tabela é a quantidade total de calorias por porção. Em seguida, cada um dos nutrientes:

- os carboidratos fornecem energia e têm 4 calorias por grama, assim como as proteínas. O que quer dizer que se um alimento fornece 10 gramas de carboidratos e 5 gramas de proteínas, isto significa que aquela porção tem 60 calorias fornecidas por estes nutrientes (10 g X 4 kcal dos carboidratos e 5 g X 4 kcal de proteínas).

-  as gorduras, por sua vez, fornecem 9 calorias por grama. Na tabela, aparecem diferentes tipos de gorduras: as gorduras totais, saturadas, trans, colesterol e, não obrigatoriamente, as gorduras insaturadas. As gorduras totais são o somatório de todas as gorduras.
Atenção para as gorduras saturadas, geralmente presentes em alimentos de origem animal, como carnes, toucinho, leite, queijos, manteiga e iogurtes integrais. O seu consumo elevado aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
- as gorduras trans, por sua vez, são gorduras vegetais que passaram pelo processo de hidrogenação e ficaram parecidas com as gorduras saturadas. Elas são adicionadas aos alimentos para dar sabor, textura e maior durabilidade, mas seu consumo excessivo pode trazer consequências parecidas às do consumo de gorduras saturadas.
- As gorduras insaturadas, que nem sempre aparecem nas tabelas nutricionais, são as gorduras boas, que colaboram para a redução do colesterol ruim no sangue.

- o sódio é o último nutriente que aparece na tabela e, apesar de muito importante para a saúde do corpo, também deve ser consumido na medida certa.

 Fonte para este artigo  http://www.sadia.com.br/vida-saudavel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...