lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Prato Saudável

Como Montar Um Prato Saboroso e  Saudável


Conforme orientação nutricional, as necessidades de cada nutriente variam de pessoa para pessoa, de acordo com o sexo, idade, altura, peso e atividade física. Mas as bases da alimentação saudável são as mesmas para todo mundo. Ou seja, uma alimentação equilibrada sempre funciona para quem quer qualidade de vida. Para isso, a combinação dos alimentos é muito importante.

Os carboidratos representam a base da alimentação. Portanto, devem estar presentes nas três principais refeições. No café da manhã, boas opções de carboidratos são: pães, torradas, biscoitos integrais e cereais matinais à base de milho e trigo. No almoço e no jantar, as opções saudáveis que fornecem este nutriente são: arroz, massa, batata, mandioca ou mesmo um pão integral, para um sanduíche prático, por exemplo.

As proteínas também devem fazer parte das refeições. Elas aparecem no leite, nos iogurtes, queijos, carnes, peixes, aves, ovos e frios, além dos feijões, ervilhas e lentilhas.

E os vegetais, fundamentais para equilibrar o seu prato, fornecem vitaminas, minerais e fibras. Eles aparecem nas frutas, verduras e legumes.


                                           Como Ter Uma Refeicão balanceada

Fala-se muito que a alimentação balanceada é essencial para se ter saúde e bem-estar. E que desta maneira previne-se diversos males decorrentes da má alimentação, como colesterol e triglicérides, por exemplo, além de ajudar a manter a forma, garantir a longevidade e disposição. Mas sabemos realmente como ter uma alimentação saudável?
A melhor maneira é incluir, em cada refeição, um alimento de cada grupo: carboidratos, proteínas e vegetais.
Basicamente, para ser considerada balanceada, a alimentação deve conter alimentos de diversos tipos como: carne, verduras, legumes, arroz, macarrão, feijão, frutas, leite e derivados, e até mesmo gordura e açúcar, e atender às necessidades nutricionais do indivíduo.
Esses alimentos se dividem em grupos alimentares.  Abaixo saberemos quais são esses grupos, a freqüência com que devem ser consumidos, suas funções e os alimentos que compõe cada um deles.

Grupo dos Cereais: Neste grupo estão presentes os principais alimentos fonte de carboidratos, como: arroz, batata, macarrão, mandioca, pães, biscoitos, farinhas e massas em geral. Principal fonte de energia, todas as refeições devem ter pelo menos 1 alimento desse grupo. 
 
Grupo das Frutas: A mais importante função deste grupo é fornecer vitaminas e minerais, nutrientes essenciais para proteção da saúde e diminuição dos riscos de desenvolver doenças crônicas. Por isso, é recomendado o consumo diário de alimentos deste grupo.

Grupo das Hortaliças: Pertencem a este grupo alimentos como: alface, tomate, abobrinha, beterraba, agrião, escarola, brócolis, espinafre, chuchu, entre outros. Assim como o grupo das frutas, a principal função deste grupo é fornecer os minerais e vitaminas necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Eles também devem ser consumidos diariamente.

Grupo do Leite e Derivados: A este grupo pertencem o leite e todos os seus derivados, requeijão, todos os tipos de queijo e iogurtes. O consumo diário desses alimentos é essencial para se obter o cálcio responsável pela saúde dos seus ossos, além de fontes de proteína. Mas prefira sempre os alimentos com menos quantidade de gordura como: leites e iogurtes desnatados e queijos como ricota, minas, branco, etc.

Grupo da Carnes: Além das carnes bovinas, de frango e peixe, os ovos também pertencem a este grupo. É o grupo responsável por fornecer proteínas a nossa alimentação, além de vitaminas e minerais como ferro e vitamina B12. Recomenda-se o consumo diário de pelo menos um alimento deste grupo, dando sempre preferência a preparações assadas, cozidas ou grelhadas.

Grupo das Leguminosas: Alimentos como feijão, grão-de-bico, lentilha, soja e ervilha estão presentes neste grupo. Suas principais funções são fornecer proteínas de origem vegetal, gorduras insaturadas e vitaminas e minerais com funções antioxidantes. Por estes e outros motivos é importante que consuma pelo menos uma porção desses alimentos por dia.

Grupo das Gorduras: Pertencem a este grupo todos os óleos vegetais (azeite, óleo de soja, girassol, canola, etc), manteigas e margarinas, além de banha, toucinho, entre outros alimentos. As gorduras são fontes de energia, contém 9 kcal por grama, além de serem essenciais como veículo de vitaminas lipossolúveis e antioxidantes. Prefira sempre as gorduras de origem vegetal.

Grupo dos Doces e Açúcares: As maiores tentações pertencem a este grupo: bolos, tortas, chocolate, sorvete, açúcar, mel, balas, enfim, doces em geral. O açúcar também é fonte de energia, mas seu consumo deve ser moderado, pois o seu consumo excessivo está relacionado com o aumento de risco de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes. 

Fontes para este artigo:   
Camila Rebouças de Castro (Nutricionista - CRN-3 14.112) e  www.sadia.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...