lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

domingo, 10 de junho de 2012

A Utilização do Uniforme em Ambiente Gastronômico

 A utilização de uniformes sempre existiu com  a simples função de padronização do indivíduo. Os uniformes  gastronômicos têm uma função mais abrangente. A segurança com a qualidade alimentar. Nos restaurantes a utilização de uniformes é essencial para diferenciar colaboradores de clientes e para definir a atividade do indivíduo em cada setor do restaurante. 

 

Na área de produção de alimentos, quanto à segurança alimentar, os uniformes  possuem a cor branca para que a sujeira seja notada com facilidade e o uniforme substituído constantemente. Esta também é uma das funções do avental, que protege o uniforme principal. 

O tipo de tecido utilizado para a confecção do uniforme também é fundamental. Nas áreas de produção, onde a alta temperatura ambiente e o risco de incêndio são comuns, os tecidos de algodão são mais recomendados.    

Para evitar a possibilidade de certos objetos cairem  no produto , não é permitido carregar no uniforme canetas , lápis , espelhinhos, pinças , presilhas etc, especialmente da cintura para cima. 

Impedir que os funcionários uniformizados sentem-se ou deitem-se no chão , sacarias ou outros locais impróprios.

Roupas e pertences pessoais devem ser guardados em locais próprios e adequados. Não podem ser depositados em lugares onde alimentos ou ingredientes estejam expostos, ou em áreas usadas para limpeza de equipamentos e utensílios, ou sobre equipamentos utilizados no processo.

Não permitir que qualquer peça  do uniforme seja lavada dentro da cozinha.
     
Manter os cabelos totalmente cobertos e protegidos , através de rede própria , touca, gorro ou similar, não utilizando grampos para fixação das redes , tocas e gorros. 

 A utilização de máscaras na manipulação de alimentos não é recomendada como um mecanismo de prevenção da contaminação. Após 15 minutos de uso, a máscara torna-se úmida ,agregando as fibras e permitindo a passagem de grande quantidade de microrganismos. Além disso , torna-se extremamente desconfortável , provocando prurido e ocasionando maior contaminação nas mãos, decorrente do ato de coçar. No caso de adoção do uso de máscaras , as mesmas devem ser descartáveis e devem ser trocadas no máximo ,a cada 30 minutos. Ainda é necessário um intensivo treinamento e conscientização do funcionário quanto à utilidade e uso correto de máscaras.

 A adoção de luvas descartáveis pode ocorrer quando não for possível utilizar  utensílios para manipulação e sempre por  períodos rápidos. Cabe salientar que será necessário o uso de luvas novas toda vez que retornar a uma função previamente interrompida. 
Deve-se usar luvas nos seguintes casos: na manipulação dos alimentos prontos para o consumo , que já tenham sofrido tratamento térmico, no preparo e manipulação de alimentos prontos para o consumo, que não serão submetidos a tratamento térmico, na manipulação de saladas cujas as hortaliças já tenham sido adequadamente higienizadas. 
Deve-se dispensar o uso de luvas descartáveis quando estas implicarem em risco de acidente de trabalho, tais como: manuseio de fornos, fogões, fritadeiras, flambadores, cilindros, masseiras e assemelhados.    

 Uso de luvas de borracha são indicadas para proteção do manipulador. Devem der distintas para cada atividade e  mantidas sempre limpas, no desempenho da seguinte tarefa: lavagem de panelas e utensílios, coleta e transporte de lixos, higienização de tambores e contentores de lixo, limpeza de sanitários e áreas de lixo, manipulação de produtos químicos.

 Uso de luvas de malha de aço são indicadas como item de segurança para manipulação de carnes cruas. Estas são difíceis de manter limpas e desinfetadas  por causa do material que são feitas. Por isso após sua utilização, devem ser lavadas com detergente, enxaguadas com água corrente, desinfetadas sob fervura por 15 minutos e guardadas em local limpo e seco específico para este fim.

 Os calçados também são importantes. O ideal são botas de couro com ferro nas pontas, visando a proteção dos pés contra acidentes com panelas e facas. O solado das botas devem ser emborrachados, visando evitar quedas e também choques elétricos. Assim como as botas, outros acessórios complementam o uniforme na área de produção, como luvas e toucas (sempre associar a funcionalidade do uniforme com o conforto).

Nos salões dos restaurantes, a utilização dos uniformes por parte dos garçons e atendentes tem a função de diferenciá-los do restante do público. Assim, o cliente não sente dificuldade em identificar um garçom em meio a outras pessoas.  E os tipos de tecido utilizados permitem uma maior variedade. O  tecido de poliester é o mais favorável para evitar a proliferação da contaminação , pois  não permite a adesão de bactérias.  As fibras de poliéster têm uma resistência 100% superior às de algodão puro, e durando mais, exigem menor capital de giro.  A natureza e estrutura das fibras não favorecem a fixação da sujeira, desta forma gastam menos quantidade de detergente na lavagem , empregando-se menor tempo na lavagem, secagem e passagem.são úteis por não amassarem com facilidade, além de permitirem uma grande variedade de cores. Tecidos em tricoline, brim e sarja proporcionam bastante conforto e visual mais sofisticado.


 Conforme a fonte para este artigo - "Notícias- Gestão de Restaurantes" , a personalização de uniformes é a grande tendência atual. Restaurantes estão investindo em uniformes personalizados para seus colaboradores, trazendo o fortalecimento da marca, a harmonização com o ambiente e com o conceito do restaurante.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...