lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Seja Esperto! Fique Esperto!

Alimentação Saudável!

 

 http://www.gazetasetelagoana.com.br/wp-content/uploads/2011/11/Sa%C3%BAde.jpg

Qual é o signifcado da alimentação para nós, seres humanos? Com certeza,  possui significado maior do que apenas garantir as necessidades do corpo. Desde os primórdios, o ato de comer está relacionado a valores sociais, culturais, afetivos e sensoriais, onde o alimento torna-se, assim, muito mais do que uma fonte de nutrientes. Mesmo que as cores, a textura e o sabor da comida nos atraiam,  precisamos lembrar de certos contextos:

Uma  alimentação saudável 
- não precisa ser cara, pois pode ser feita com alimentos naturais, produzidos na região em que vivemos;
- deve ser colorida e composta por alimentos variados;
- é saborosa;
- precisa ter qualidade e ser consumida na quantidade certa;
- os nutrientes presentes na alimentação saudável, nos dão energia, promovem o crescimento e o desenvolvimento e mantêm o nosso corpo saudável.

 As mudanças na alimentação e seu impacto na saúde
Com a evolução da sociedade, muitos tipos de alimentos foram criados e, para garantir maior aceitação da população, foram introduzidos novos ingredientes. Com isso, surgiram produtos cada vez mais atraentes e saborosos. Por exemplo: açúcar para adoçar; gordura saturada e gordura trans para dar maior maciez, leveza e cremosidade; sódio para acentuar o sabor; corantes para dar cor especial e aromatizantes para criar um cheirinho irresistível.

 Produtos com utilização crescente nos alimentos não naturais   
Açúcar: é fonte de energia para o ser humano. Mas, quando comemos em exagero, pode causar aumento de peso e excesso de gordura no sangue.
Gordura saturada: é um tipo de gordura muito encontrada em alimentos de origem animal. Comê-la excessivamente pode provocar o acúmulo de gordura nos vasos sangüíneos e causar doenças do coração.
Gordura trans: é produzida pela transformação de óleos vegetais em gordura vegetal hidrogenada. Está presente em produtos como biscoitos e chocolates. Consumida, em excesso, pode causar problemas de saúde, principalmente ao coração.
Sódio: faz parte do sal de cozinha e é acrescentado aos alimentos, pelas indústrias, para dar um sabor mais salgado e aumentar o tempo de conservação, ou seja, a validade do produto. Comer muito sódio pode causar pressão alta.

Qual a consequência do uso indiscriminado desses produtos?
O uso desse produtos reduziu a qualidade nutricional dos alimentos. Fez  aumentar a necessidade e o dsejo por  salgadinhos, refrigerantes, sorvetes, biscoitos e  esses excessos podem trazer problemas à saúde, como a obesidade, a pressão alta, o diabetes e as doenças do coração.

Como a propaganda influencia na alimentação!
Um grande ciclo de consumo faz a máquina financeira girar porque, novos produtos são constantemente criados para substituir osque estão em postos de venda e fazer sugir  a necessidade do ter, do adquirir, do consumir........ Para tanto, a  propaganda é uma das principais formas de se divulgar produtos onde o seu  papel é tornar o produto anunciado algo mais desejado e necessário.
Esse ciclo também ocorre no setor de alimentos; não é um processo diferente. Vejamos tais situações e perceba se você já não passou você mesmo ou com seu filho (a) por uma ou por várias delas!
• Encantar-se ao ver o seu super-herói favorito anunciando um cereal?
• Querer toda a coleção de brinquedos distribuídos em promoções de refeição e sanduíche?
• Interessar-se pelo novo biscoito recheado da propaganda, que vem em formato de bichinhos e é super divertido?
• Desejar beber o mesmo refrigerante que os astros de rock ou a banda de música preferida?

Qual o papel da vigilância sanitária com relação às propagandas?
Já sabemos que a propaganda incentiva o consumo de alimentos que nem sempre são essenciais ou fazem bem para a nossa saúde. Muitos dos alimentos anunciados têm, em excesso, nutrientes que não devem ser consumidos em grande quantidade ( a gordura saturada, a gordura trans, o açúcar e o sódio). Em contrapartida, tornou-se raro vermos propagandas que estimulem o consumo de verduras, legumes, feijão, frutas e outros alimentos saborosos e ricos em nutrientes. Aí, acredito,  surge o papel da Agência Nacional de Vigilância Sanitária: discutir com a sociedade sobre os caminhos para o melhor uso da propaganda, onde a idéia rpincipal é que as  propagandas não coloquem em risco a saúde das pessoas, principalmente a das crianças.

Enfim, segundo a Anvisa, o que é importante lembrar!
• A família, a escola e as indústrias devem contribuir para que a nossa sociedade seja mais saudável, buscando divulgar os benefícios de uma alimentação mais adequada às reais necessidades do organismo.
• É necessário resgatarmos a nossa cultura alimentar, valorizando os alimentos saudáveis da nossa região e resistindo aos apelos das propagandas.
• O alimento deve ser uma fonte de prazer e de saúde e não algo que possa comprometer o nosso bem-estar por causa de abusos ou do consumo inadequado.
• Antes de comprar um alimento, é preciso olhar com muita atenção os rótulos dos produtos, o prazo de validade, a lista de ingredientes, a informação sobre os nutrientes, a aparência e verificar se a embalagem está íntegra. Não se pode comprar produtos que tenham as embalagens sujas, amassadas, estufadas, enferrujadas, furadas ou abertas.
• Algumas atitudes favorecem a nossa saúde: comer sempre frutas e verduras, beber muita água e praticar alguma atividade física.

A melhor maneira de colaborar para a construção de uma vida mais saudável é divulgar o que você aprendeu para todas
 as pessoas que você conhece.

Fonte para este artigo: Ouvidoria da Anvisa/cartilha pdf e E-mail: ouvidoria@anvisa.gov.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...