lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Como Proceder Com Os Congelados E O Microondas

 Os Confortos da vida moderna nos faz recorrer às facilidades dos pratos prontos e ao microondas. Este hábito cada vez mais comum para quem quer ganhar tempo, pode acarretar sérios riscos à saúde! 

 

Em relação aos congelados e microondas se não forem tomados alguns cuidados o almoço, jantar ou simples lanche poderá expor você e quem mais for comer a bactérias capazes de causar sérios transtornos à saúde.

A nutricionista Maria de Flávia Giordano, gestora da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Municipal Dr. Waldomiro de Paula, de São Paulo, dá algumas dicas sobre como lidar adequadamente com a refeição congelada.

1. Procure aquecer o prato assegurando-se de que a temperatura atingiu 80ºC. Abaixo dos 60ºC, algumas bactérias ainda conseguem se multiplicar. Para ter certeza de ter atingido a temperatura correta, o ideal é contar com um termômetro de cozinha.

2. Leia atentamente a embalagem do produto congelado para verificar se ele é pré-cozido. Alguns alimentos têm aparência de cozidos, mas na verdade ainda estão crus, como é ocaso do frango empanado. Para ter certeza de que o alimento ficou cozido, siga corretamente as instruções da embalagem.

3. O microondas esquenta o alimento de forma desigual, iniciando seu aquecimento de fora para dentro. Siga corretamente o tempo e a potência indicados para cada preparação e assegure-se de que o meio do prato também ficou cozido e quente, já que os equipamentos têm diferentes tempos de aquecimento.

4. Quando a refeição congelada estiver sendo preparada em fogão comum, também é aconselhável assegurar-se de que o alimento ficou apropriadamente cozido. Carnes malcozidas podem ter bactérias como a salmonela, por exemplo, que causa enjoo, diarreia e vômitos, podendo evoluir para um quadro grave, até a morte, em pessoas que estejam com baixa imunidade.

5. Frutas, verduras e legumes – congelados ou frescos – precisam ser bem lavados antes do consumo. O correto é mergulhá-los em água com solução de hipoclorito. A lavagem é recomendada mesmo para aqueles produtos embalados e pré-lavados.

Fonte para este artigo:  www.atmosferafeminina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...