lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ainda Sobre O Microondas

Há a dúvida se devemos ou não usar o microondas

 


Estudos de especialistas orientam o uso restrito do microondas

“As moléculas dos alimentos não foram feitas para vibrar nos níveis impostos pelo cozimento com microondas. Isso tende a danificar os nutrientes mais delicados e eles perdem a capacidade de nutrir e  certos aminoácidos naturais podem assumir formas tóxicas quando expostos a esse tipo de cozimento”. 

Recentemente, o guia do Environmental Working Group, uma organização de divulgação das informações referentes a saúde pública, condenou o uso de utensílios de plástico no microondas. “Toxinas cancerígenas podem vazar das bandejas plásticas, de papéis ou das películas plásticas dos alimentos feitos para serem preparados no microondas. E essas toxinas podem se misturar à sua comida”.
 
Veja alguns cuidados que precisam ser tomados na hora de usar o microondas:
Vazamento - Para testar se há vazamento de radiação, deixe uma maçã em cima do aparelho enquanto usá-lo por um período mínimo de dois minutos. Caso a fruta cozinhe, o microondas precisa ser levado para manutenção.
Explosões - Recipientes de metal ou de louça com filetes dourados ou prateados não podem ser levados ao microondas. Eles refletem as ondas e podem causar explosões.
Furos - Alimentos com pele, casca ou membrana, como tomate, batata, salsicha e ovo, por exemplo, devem ser furados com um garfo ou palito antes de serem colocados no microondas. Do contrário, podem estourar dentro do aparelho ou na hora em que forem retirados para servir.
Líquidos - Tenha cuidado ao aquecer líquidos no microondas. E isso vale para o leite! Eles podem entrar em ebulição ao serem retirados do aparelho, espirrando para fora do recipiente em que estão e causando queimaduras.
Uso liberado - Papel, papelão, vidro, cerâmica e louças sem filetes de metal, desde que fabricados para esse fim, podem ser usados sem problemas no microondas. Esses materiais permitem a passagem das ondas. Então é o seguinte: pra potinho, pode. Pra mamadeira, não deve.

Fonte para este artigo: Barbara Rodrigues, Nutricionista e  mamaenapontaverde.blogspot.com

Um comentário:

  1. Olá Boas práticas!
    Sua reportagem é muito importante para a saúde!
    Há algum tempo que sei dos riscos do uso descontinuado do microondas e se pudermos evitar, melhor ainda não é mesmo?
    Parabéns pelo blog!!
    Abraços e ótima noite!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...