Qual a melhor tábua para ser usada na cozinha?
A de madeira, a de plástico ou a de vidro?
Que tábua de corte você usa para preparar carnes, legumes e temperos ou na hora de cortar aquele chocolate ou as frutas para a sobremesa?
A de madeira, a de plástico ou a de vidro?
Que tábua de corte você usa para preparar carnes, legumes e temperos ou na hora de cortar aquele chocolate ou as frutas para a sobremesa?
Ponto pacífico que a grande responsável pela contaminação dos alimentos é a falta de higienização adequada na cozinha. Mas outro fato que sabemos é que o uso de utensílios inadequados e o uso incorreto dos utensílios de cozinha também se tornam responsáveis pela contaminação dos alimentos.
Se a tábua de madeira for o item mais utilizado em sua cozinha, está na
hora de tomar medidas emergenciais e aposentá-la imediatamente.Um dos perigos encontrados nas cozinhas são os utensílios de madeira. Está comprovado que tábuas, colheres, rolo de massa...... de madeira acumulam microrganismos, isto porque com o tempo vão se formando ranhuras e cortes e os "danados dos bichinhos" ficam nessas ranhuras, vão se acumulando microrganismos e restos de alimentos
praticamente imperceptíveis. E é muito difícil retirá-los na lavagem. A madeira, além disso, acumula odores e manchas dos alimentos. O calor mata, a temperaturas altas, mas ninguém tem a paciência de ficar colocando a tábua dentro do forno a cada vez que for ser usada.
O uso da tábua e de outros utensílios de polietileno é recomendado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Entretanto, eles devem ser descartados com o tempo porque ficam com cortes e ranhuras e acabam sofrendo dos mesmos problemas das tábuas de madeira: bactérias acumuladas nestas ranhuras e cortes. Mas se trocadas periodicamente e lavadas com água sanitária ou cloro, são melhores opções que as de madeira.
Já, as tábuas de vidro têm a vantagem de não acumularem cheiros, manchas, nem ficam com ranhuras.Portanto não abrigam microrganismos e podem ser lavadas apenas com água e detergente e ficam livres de contaminações.
Como lavar, secar e deixar a tábua sempre em ordem:
- Logo após o uso, a tábua deve ser lavada. Para durar bastante, sempre coloque o item em locais secos e nunca em lugares quentes.
- pendurar o item em um local longe da umidade para não ter problemas com bactérias e fungos mais tarde.
- corte de alguns alimentos requer cuidados especiais: cenoura, beterraba e pimentão podem colorir a tábua. Por isso, lave imediatamente.
- o ideal é mergulhar a tábua em uma solução de cloro.
- o recomendado mesmo é ter várias tábuas para utilidades diferentes; uma só para carne, outra para cortar uma fruta e por aí vai, principalmente para evitar contaminação. Para carnes vermelhas, usamos a tábua dessa cor. A verde serve para o corte de verduras, legumes e frutas. A amarela é utilizada para corte de aves. Já a de cor azul é dedicada aos peixes e frutos do mar, caso as tábuas sejam de polietileno.
- após o uso, mergulhe a tábua por 30 minutos em água sanitária. Para meio copo de água sanitária, coloque 2 l de água, assim, a limpeza será mais profunda.
- na hora de usar a tábua, coloque um pano-de-prato debaixo dele, assim, terá mais firmeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário