Cada coisa no seu lugar
Despensa Organizada
Com os mantimentos bem organizados você encontra facilmente os ingredientes
que precisa e agiliza a rotina na cozinha. Uma das coisas mais frustrantes é começar a preparar uma deliciosa receita e
descobrir, no meio da tarefa, que está faltando um dos ingredientes.
Ter um bom estoque de despensa só é bom se você sabe o que você tem e
pode encontrar as coisas facilmente. Uma despensa organizada deixa mais
prazeroso o ato de cozinhar, já que tudo vai estar a seu alcance num
piscar de olhos.
Situações
como esta podem ser evitadas se a despensa estiver bem organizada.
- Esvazie todas as prateleiras, não tente arrumar somente movendo as coisas de lugar.
- Coloque os suprimentos em caixas ou em um balcão que fique próximo à despensa, enquanto limpa as prateleiras.
- Limpe e seque tudo com um pano úmido com alcool e em seguida seque com outro pano e deixa bem ventilado.
- Não hesite em jogar fora comida velha ou itens que você possa não usar de novo.
- Passe algum tempo fazendo o pré-planejamento de seu armazenamento antes de começar a arrumação da despensa.
- Agrupe os itens por categoria. Por exemplo: use uma prateleira para massas e grãos; outra para produtos em lata, como milho-verde, ervilha, extrato de tomate e creme de leite; uma terceira para ingredientes de confeitaria, como açúcar, chocolate granulado, coco ralado e achocolatado; e assim poJunte itens pequenos em uma caixa ou vasilha plástica. É mais fácil encontrá-los quando estão em um mesmo lugar.
- Coloque tudo em seus devidos lugares, e ao mesmo tempo, faça duas listas: uma é a de compras, com os itens que estão faltando e a outra é de idéias de como tornar sua despensa mais funcional.
- Deixe os produtos procurados com mais freqüência em uma prateleira que fique ao nível dos olhos. Para organizar prateleiras profundas, que permitem que os produtos da fileira de trás fiquem mais altos e acessíveis. E você ainda pode aproveitar para guardar latas debaixo do degrau mais alto.
- Nas prateleiras mais baixas, guarde materiais de papel - guardanapos, toalhas e pratos descartáveis - e os produtos mais pesados como garrafas de refrigerante.
- Os alimentos devem ser organizados levando-se em conta seu prazo de validade. Os produtos comprados mais recentemente devem ir para o fundo do armário e os mais antigos, puxados para a fileira da frente.
- Guarde produtos de limpeza longe da comida.
- Etiquete as prateleiras identificando o que está guardado em cada uma delas.
- Cebola e alho devem ser arrumados em cestas, e nunca em recipientes fechados e abafados, que aceleram sua deterioração.
- Os temperos e especiarias que já vêm em potes com tampa devem ser conservados assim; os demais, transferidos para recipientes bem fechados. Nesse caso, lembre-se de colar uma etiqueta identificando a data de validade do produto.
- Bolachas, achocolatados, salgadinhos e guloseimas podem ficar agrupados, pois são geralmente consumidos nos lanches da tarde. Mas atenção: depois de abertas, suas embalagens devem ser vedadas com papel-filme ou guardadas na geladeira, para que os produtos não amoleçam nem corram o risco de se estragar.
- Grãos, farinhas e macarrão devem ser armazenados em potes de vidro, que facilitam a visualização
- Acrescente uma folha de louro ou uma pimenta - crua é claro! - dentro dos potes. Tanto a pimenta quanto o louro são repelentes naturais e, portanto, mantêm os bichinhos bem distantes da despensa.
- Bebidas podem ser dispostas em fileiras na prateleira mais alta do armário, para dificultar o acesso das crianças. Se não tiver uma adega para os vinhos, use a despensa e armazene-os deitados para que a rolha não seque e a bebida estrague.
- Se tiver espaço na parede ou porta de sua despensa, pendure ganchos onde possa pendurar a vassoura, um quadro de anotações para a lista de compras e outras coisas que tornem sua arrumação mais fácil.
fontes:
www.organizesuavida.com.br e www.sadia.com.br/dicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário