Antes de começarmos as dicas, gostaria de deixar registrado um pensamento. Não me lembro onde o li e nem o nome do autor: "Quantas vezes pensou em desistir...Quantas vezes não teve reconhecimento...Quantas vezes encontrou barreiras...Quantas vezes...Mas, a receita do sucesso é estarmos prontos para o aprendizado...Pois somos todos aprendizes e construtores do nosso próprio sucesso! "
Caldas:
Para a calda não açucarar, mexa antes de acender o fogo e depois disso, não mexa mais.
Ponto de fio é quando a calda deve formar um fio fino, que logo se quebra. Para saber o ponto, coloque uma gota de calda no polegar, outra no indicador, junte os dois e afaste os dedos.
Ponto de bala é quando a calda, depois de fria, adquire uma consistência pastosa. Para sar o ponto, coloque uma colherada de calda em um recipiente com água fria e veja se é possível fazer bolinhas com ela dentro da água.
Ralar sem Esforço:
Antes de ralar o queijo, dê algumas pinceladas de óleo no ralador. Assim , o queijo não irá grudar ao ser ralado.
Temperatura Ambiente:
Durante o preparo de massas, não use manteiga, margarina ou ovos gelados para que eles não alterem a consistência da receita.
Molho Saudável:
Para tirar o excesso de gordura do molho, deixe-o destampado e leve-o ao congelador até que a gordura endureça. Depois é só retirá-la com uma colher.
Molho de Tomate:
Para retirar a acide do molho de tomate, acrescente 01 colherde fermento em pó enquanto o molho ainda estiver no fogo.
Mais Sabor Nos Molhos:
Acrescentar raspas de noz moscada no molho a bolonhesa; pó de cravo da india no molho rose; aquecer o leite para o molho branco com uma folha de louro e uma cebola dscascada deixarão os molhos mais sabororsos.
Massa Crocante:
Para que a massa das tortas não amoleça em contato com o recheio, pincele uma clara de ovo batida e leve ao forno 10 minutos antes de recheá-la.
Para que a massa de cobertura das tortas fique crocante, pincele água gelada antes de levá-la ao forno.
Para as tortas ficarem coradas, pincele a massa com leite.
Economize:
Evitar desperdícios é fundamental. As frutas maduras podem ser picadas e congeladas e depois reaproveitadas em tortas.
Descascando Lgumes:
Para a pele do pimentão sair mais fácil, coloque no microondas por alguns minutos, virando na metade do tempo. Depois é só deixar esfriar e puxar a pele. O mesmo pode ser feito com tomate e outros legumes, apenas cuidando com o tempo do microondas.
Congelados:
Quanto tempo a carne, em média, pode ficar no congelador:
frango de 09 a 12 meses
peru de 06 a 09 meses
boi de 09 a 10 meses
porco de 06 a 09 meses
peixe de 03 a 04 meses
Cuidados com Congelados:
Os congelados devem ser colocados por último no carrinho de supermercado e guardados no congelador assim qe você chegar em casa. Não compre produtos que estejam com a embalagem suja ou danificada. Verifique se o produto não possui cristais de gelo ou que esteja congelado por inteiro, caso contrário, é sinal de que ele já foi descongeldo e recongelado.
Legumes Congeldos:
Para congelar legumes picados, coloque-os em uma peneira e deixe-os em contato com vapor de água por 03 minutos. Despeje os legumes em uma travessa de água com cubos de gelo. Retire os legumes, seque-os bem e guarde me sacos plásticos próprios para alimentos . A sua validade é de aproximadamente 03 meses em congelamento.
Asse o Bolo Corretamente:
A massa do bolo deve preencher 3/4 da altura da forma. Se ficar mais alta que isso, a massa pode transbordar. Se ficar mais baixa, o bolo não crescerá corretamente. Quando for assar dois bolos ao mesmo tempo, coloque-os em grades diferentes, sem dixar que um fique exatamente sobre o outro, impedindo a circulação do calor.
Acerte a Mão:
Às vezes o bolo não cresce direito ou fica batumado. Qual pode ter sido o problema:
- muito líquido, manteiga ou óleo na massa;
- assadeira grande demais para a quantidade de massa;
- forno não aquecido suficiente;
- claras em neve não foram bem batidas;
- fermento em quantidade errada;
- algum ingrediente com a data de vencimento vencida.
Às vezes o bolo pode ficar muito ressecado ou com rachaduras. Qual pode ter sido o problema:
- farinha demais na massa;
- fogo muito alto e quente;
- muito fermento;
- uso do forno por mais tempo do que o necessário.
Acerte o Ponto da Clara:
Ligeiramente batidas: bater as claras até espumarem;
Batidas em neve: bater as claras até ficarem firmes e para saber o ponto, ao lervantar as pás da batedeira, as claras devem manter a forma;
Em ponto de suspiro: bata as claras em neve e depois acrescente açúcar aos poucos, sem parar de bater, formando picos firmes;
* Para deixar as claras mais firmes e volumosas, acrescente uma pitada de sal na hora de bater.
Nenhum comentário:
Postar um comentário