lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

sábado, 30 de junho de 2012

Porque Usar O Azeite De Oliva

Como consta do meu perfil, sou filha de libaneses e  cresci comendo as delícias vindas do oriente que vão muito além do quibe e da esfiha. Os prazeres do paladar e os benefícios que a cozinha sírio-libanesa podem trazer para a saúde são enormes.

Repleto de colorido e sabores, o cardápio árabe possui carnes ( principalmente a de carneiro), aves, peixes, frutos do mar, grãos, vegetais e muitos temperos e especiarias que nos deleitam de sabor. Tudo feito com ingredientes naturais, frescos e variados e regados com um maravilhoso azeite de oliva.
Conforme o site "minha vida", a culinária árabe utiliza alimentos de todos os grupos alimentares que, combinados nas adequadas proporções, promovem a ingestão suficiente dos nutrientes de que precisamos para manter o organismo turbinado e saudável.  

Assim,  uso do azeite para nós, sírio-libaneses,  é diário. É um dos temperos prediletos. Mas, até o que faz bem à saúde, deve ser consumido com reservas e de forma correta, para que suas propriedades benéficas não sejam destruídas. 
Estudos mostram os benefícios do uso do azeite para a nossa saúde. Mas há prós e contras na forma de usar e há os mitos e as verdades...


Será que o azeite extraido das azeitona engorda ou  pode ser
consumido à vontade?
Ele realmente ajuda a reduzir o colesterol? 

É o que veremos a seguir

As gorduras que fazem mal à saúde são as ricas em ácidos graxos saturados, encontradas principalmente em produtos de origem animal. Já as gorduras que contêm os poliinsaturados e os monoinsaturados são as mais saudáveis, e são encontradas principalmente em óleos vegetais. A ingestão desses óleos vegetais promove um aumento do HDL (bom colesterol) e a diminuição do LDL (mau colesterol). Por isso o azeite de oliva é tão benéfico à nossa saúde.
O azeite ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares e reduz o colesterol. Isso é devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados. O azeite de oliva é também uma fonte rica em vitamina E, que protege contra o câncer e as doenças do coração. Por ser especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular.
Outra utilidade desse produto é que ele reduz a morte celular e a inflamação vascular que ocorrem no organismo após a ingestão de gorduras.

Benefícios do Azeite de Oliva
  • Previne contra a arteriosclerose
  • Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas
  • Facilita a digestão
  • Não contém colesterol
  • Acelera as funções metabólicas
  • Produz efeito protetor e tônico da epiderme
  • Serve como estimulante do crescimento
  • Melhora a absorção de cálcio e minerais
 Descubra como consumir da maneira correta, para dar mais sabor às suas receitas e obter seus melhores benefícios!  

Mitos e verdades

- O azeite não deve ser usado em frituras.
Verdade. Quando aquecido acima de 180ºC por um longo período, ocorre a modificação química das gorduras benéficas que compõem o azeite, fazendo com que não sejam mais consideradas boas para o consumo. Além disso, com o superaquecimento, ocorre a formação de substâncias tóxicas que irritam a mucosa do estômago. Assim, na hora de preparar a comida, procure apenas aquecer rapidamente o azeite. E, sempre que possível, acrescente-o à receita depois de finalizada: derrame um fio sobre o prato pronto, e misture bem para dar aquele toque final.

- Posso consumir azeite à vontade, pois sua gordura faz bem à saúde.
Mito. Apesar de a gordura do azeite ser benéfica à saúde, assim como a dos outros tipos de óleos, ela também contém calorias, e, portanto, o produto deve ser consumido com moderação. Além disso, o exagero nunca é uma atitude correta, mesmo quando se trata de alimentos mais saudáveis (1 colher de sopa de azeite contém aproximadamente 70 calorias ).

- O azeite é saudável.
Verdade. Desde que consumido de forma moderada, ele traz benefícios ao organismo. O azeite é rico em gordura monoinsaturada, que ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais e aumentar o colesterol bom (HDL) no sangue, contribuindo assim para a prevenção de doenças do coração, como o infarto. Além disso, estudos científicos têm sugerido que o consumo de azeite extravirgem, por conter grande quantidade de substâncias antioxidantes, pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer.

- O azeite de dendê tem as mesmas propriedades do azeite de oliva.
Mito. Eles são totalmente diferentes, tanto em relação aos benefícios para a saúde, como no sabor e na cor. O azeite de dendê possui mais gordura saturada, se comparado ao azeite de oliva. Essa gordura contribui para o aumento do colesterol ruim (LDL) no sangue. A única vantagem do tradicional ingrediente baiano, em relação ao azeite, é a quantidade maior de vitamina A, importante para a visão.

 Os tipos de azeite de oliva
Virgem: Não sofreu um refinamento químico. Por isso, ele tem muitos nutrientes - é o mais saudável de todos os tipos de azeite de oliva. Perfeito para temperar saladas.

Refinado: Obtido pelo refinamento do azeite virgem, ele apresenta baixo índice de acidez. Esse processo resulta em perda de gosto, textura, cor e aroma, além de parte das vitaminas e outros nutrientes.

Composto: É um produto mais barato, feito a partir da mistura do azeite refinado com outros tipos de óleo, como o de soja. Assim, ele não tem o gosto característico do azeite virgem, e a qualidade é inferior.

Fontes para este artigo:  http://belezaesaude.dae.com.br/azeite-de-oliva, http://www.sadia.com.br/dicas, http://www.minhavida.com.br/alimentacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...