lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dicas Legais para quem Gosta de Cozinhar

      

 

     Se você é daquelas que não acredita que a boa mesa pode ser fácil e rapida , oferecemos neste blog sugestões para sair do comum e aprimorar as refeições do seu dia-a dia. Tenho certeza de que você fará bom proveito.
           O que  e quais são, afinal, os  temperos ou os condimentos?
      Temperos ou condimentos são espécies que servem para tornar uma comida mais atrativa, através da aromatização, ressaltando o sabor e dando uma coloração mais agrdável.

 1. Açafrão: É utilizado para dar uma coloração amarelada ao arroz e em sopas e massas e na indústria alimentícia como condimento, corante natural e aromatizante. Usada principalmente na elaboração de risotos, paella, sopa de peixe e bacalhau à espanhola. Tempero de sabor suave e delicado.

2. Aipo: O Salsão  ou Aipo é uma planta  aromática comestível . Todas as partes vegetativas podem ser consumidas: a raiz, o caule e as folhas. A raiz do salsão é utilizada na confecção de sopas  e caldos, o caule em saladas, em coquetéis e  as folhas como condimento parecido com a salsa.

3. Alcaparra: É muito empregado em pratos de peixe ou uma carne de sabor mais suave. Podem ser cozidas ou utilizadas da forma que se adquire no mercado. Pode ser utilizada em saladas, maioneses, e molhos e é fundamental no molho tártaro. Podem ser utilizadas tanto inteiras salpicadas já nos pratos prontos quanto picadinhas e incorporadas nos alimentos. Não combina com pimentas, e nem com condimentos mais pungentes. São utilizadas, em geral, na forma de conserva em vinagre. Acrescentam sabor em molhos simples, como molho branco. Ingrediente indispensável no "steak tartare", para os amantes da carne crua. São são também utilizadas em molhos frios, carnes frias, peixes cozidos e saladas. Para os molhos, as mais valorizadas são as de tamanho pequeno, que não precisam ser picadas.

 4. Alecrim:Na culinária é recomendado para carnes de porco, cabrito carneiro e peixe. É usado também para aromatizar vinagres e óleos. Por ter um sabor muito forte, deve ser usado com moderação. Alguns raminhos   jogados sobre as brasas enquanto se faz churrasco, deixa a carne com um aroma delicioso. Concentra mais seu sabor quando não está fresco. Neste caso, é recomendável usar uma quantidade menor. Tanto o ramo quanto suas folhas longas podem ser adicionadas às comidas. Sempre devem ser retiradas do prato antes deste ser servido. Excelente ingrediente para carnes, como cordeiro, frango assado, vitela, porco, carne vermelha e peixes. 


 5. Alho:  É infinita a utilização do alho na culinária. Para utilizar o alho em suas receitas, você pode picá-lo, amassá-lo, fatiá-lo, cortá-lo em pedaçõs, ralar em ralador e até utilizá-lo inteiro. O dente inteiro deixa um sabor mais suave. Fatiado ou picado o seu sabor fica mais presente e amassado fica mais forte. O aroma do alho é um dos mais exitantes da cozinha, mas se for cozinhado de forma errada, pode estragar um prato. O erro mais comum é cozinhar o alho em fogo alto, pois ele queima rapidamente e seu gosto torna-se amargo. Quando for sautear, fritar ou refogar o alho, deve se tomar sempre bastante cuidado para o alho não queimar.     Dar uma fervura no alho, preserva a sua forma e o sabor fica mais delicado.     Assar o alho no forno é uma forma de potencializar o seu sabor e aroma e dar uma cor de caramelo ao alho (forma mais utilizada para fazer bruschettas). Você também, pode assar o alho com aguá, assim ele será cozinhado ao mesmo tempo e terá um resultado com sabor mais ameno.     Outra forma de utilizar o alho seria grelhando-o: grelhar os dois lados do dente, virando quando um dos lados estiver marrom. Usar como se fosse assado, mas o sabor fica mais marcante.     O alho também é utilizado para fazer a Vinha D’alho, mais conhecida como marinada e que tem a finalidade de conservar e dar gosto especial a certos tipos de carne.

   6. Alho -Poró:  O alho-porró é uma deliciosa hortaliça que pode ser utilizada crua ou cozida fria como salada e em pratos quentes. Seu sabor é mais delicado, doce e suave que o da cebola, e é muito utilizado na culinária francesa e japonesa, geralmente em recheios de quiches e tortas, ou em refogados rápidos de legumes. A parte branca é a mais consumida e com maior variedade de preparações, mas as folhas verdes são também utilizadas para temperar molhos e sopas. A indústria de alimentos aproveita o alho-porró desidratado para a produção de sopas e temperos. 
 7. Allspice: Nome inglês para a pimenta-da-jamaica. Uma frutinha muito saborosa, misto de cravo, canela e noz-moscada. Usada em pó, é tempero gostoso e versátil, que valoriza salgados ou doces, bolos ou pães. Especialmente indicada para sopas, ensopados, carne de panela, molhos, bolos de frutas e bebidas quentes.

8. Alfavaca: Essa folhinha é o melhor tempero para peixes, carnes e aquele arroz que se cozinha com um tablete de caldo de carne. Duas folhinhas bastam. É meio parente do manjericão, porém mais saborosa. Fácil de se ter em casa, plantada. Pode-se deixar secar as folhas e guardar em vidro.

9. Anis Estreado: Fruto em forma de estrela, originária da China. Quando seco é ligeiramente amargo e de aroma intenso, sendo utilizado em receitas típicas chinesas de carne, de porco e pato. Também utilizado para aromatizar bebidas.

10. Aneto (Dill): Combina com todos os peixes, saladas, sopas, aspargos e queijos brancos.

 11. Bouquet Garni:Mistura especial de 5 ervas, acondicionadas em saquinhos de pano para serem colocados na panela e retirados antes de servir. Usado em cozidos de carnes, legumes, sopas e frutos do mar.
12. Baunilha: Fruto de planta nativa da América Central e México. Hoje muito cultivada na Malásia. Entre os astecas era conhecida a bebida "xoco-late", feita com cacau e baunilha. Suas favas são utilizadas em pudins, fios de ovos, marrom glacê, e em bebida com leite.
- Principais utilizações: (em favas) bebidas com leite, milk shakes, chocolate quente, massas, doces e recheios para pastéis, recheio de queijo para pão, pudins, marrom glacê e fios de ovos.

13. Cardamomo: Fruta ou semente da planta da família do gengibre; nativo da Índia, também cultivada na Guatemala e Ceilão. Para utilizá-la é necessário retirá-la da casa e amassá-la. Use-as em sopas, no fígado, na carne de porco, nos picles e para aromatizar licores. Muito usada, principalmente em molhos cremosos doces. A planta também é decorativa, tem flor cor-de-rosa, muito bonita.
- Principais utilizações: (retirar e amassar as sementes) picles, para aromatizar licores, café, vinho quente, em sopa de frutas e massas, batata doce, feijão cozido, fígado e carne de porco, peixes, molho para churrasco, geléias, compotas, pães, doces, tortas, ponche e arroz-doce.

14. Catrepis: É uma mistura de quatro ervas: noz-moscada, cravo, pimenta-da-Jamaica, canela. Use em bolos, doces torta de banana e pão-de-mel.

15. Canela: Planta originária do Ceilão que foi introduzida na Europa pelos navegantes fenícios. Fornece sua casca, para ser comercializada em rama ou em pó para polvilhar bolos, biscoitos, bananas cozidas ou assadas, no arroz doce e em rama no vinho quente e em compotas e caldas.
- Principais utilizações: (em casca, em pó e com açúcar) chocolate quente, casca no quentão e vinho quente, sopas de carne e canja, batata doce e espinafre, cozidos, cobertura de presunto, bacon, carne assada, em casca no cozimento do frango, em casca nos molhos para carnes e aves, em bolos, biscoitos, bananas cozidas, pudins, mingaus.

16. Cebolinha: Seu sabor é delicado e agradável. Use em molhos em geral, patês, massas, omeletes, carnes, peixes e no minestrone. Vai bem em pastas de queijos e sobre pratos de forno. Não deve faltar em vinhos d alhos e saladas.
- Principais utilizações: patês, minestrone e macarrão, salada de batata, omeletes, carnes e frango, peixes, molhos em geral, vinha d alhos.

17. Cerefólio: Outra das Fines Herbes. Tempera saladas, peixes, queijos, omeletes, sopas e consomês.

18. Cheiro Verde: É uma popular mistura de salsa com cebolinha, ambas desidratadas. Muito utilizado em cozidos, no arroz, massas e patês.

19. Coentro: Da família dos cheiros verdes, parente da salsa, com sabor e perfume bem mais estimulantes. A folha é indicada para pratos de peixe e frutos do mar, principalmente no Norte. A semente moída, esfregada em carne de porco ou frango, antes de assar, é sensacional; bom também para molho de carnes. Tem um leve sabor de limão. Use-o em ensopados e vinha d alhos. Era usado pelos antigos romanos em "poções de amor". Não confundir com folha de coentro, que apesar de vir da mesma planta seu sabor é diferente.
- Principais utilizações: picles e conservas, sopas de lentilha, legumes, feijão, ervilha, torta de cenoura, frango grelhado, assado de carneiro e porco, peixe grelhado e marinadas, molhos para carnes, pão de gengibre e torta de maçã.

20. Colorífico: É um preparo a base de urucuzeiro com fubá. Use-o para dar uma atraente coloração vermelho alaranjado ao arroz e frango. Também utilizado na confecção de pastas de queijo, molhos cremosos e farofa.
- Principais utilizações: patês, sopas em geral, na coloração do arroz; farofa, pastas de queijo, picadinho de carne, molho cremoso para peixes.

21. Cogumelo: Seco oferece grandes vantagens na cozinha, podendo substituir o cogumelo fresco em quase todos os pratos. Para utilizá-lo lave-os bem, deixando-os na água até voltarem a sua forma natural, escorra-os e use normalmente.
- Principais utilizações: patês, sopas diversas, macarronada, omeletes, carne moída, strogonoff, picadinho de carne, molhos básicos para macarronada.

22. Cominho: Semente amarelada marrom, originária do oriente e cultivada no Egito. Use-o em molhos para carne e peixe, legumes, ovos e queijo. Utilizado na carne assada, cozida ou de panela. Ingrediente básico na cozinha regional nordestina. Vai bem até no feijão. Sementes moídas são muito usadas para o tempero de picles. Experimente antes de usar pois o gosto é forte.
- Principais utilizações: maionese, sopa de legumes ou galinha, feijão, arroz, repolho, cenoura, batatas, queijos, cozidos de carne e aves, chilli com carne, hambúrguer, peixes cozidos, marinadas, molho de tomate. 


23. Cravo:  Bom para doces brasileiros e compotas. Em pó, menos conhecido, tem sabor forte, ao mesmo tempo doce e picante. Tem que ser usado com moderação. Em bolos de carne, caldos e ensopados.
- Principais utilizações: use inteiro no quentão, vinho quente, picles, suco de tomate, sopas, no cozimento de arroz e verduras frescas, carne assada, pato à Califórnia, frango cozido, peixes, molhos doces, molho de tomate, em pó em geléias, bolos, biscoitos. Inteiro – doces, caldas.

24. Cremor Tártaro: Se obtém a partir do depósito salino que os vinhos deixam na parede dos tonéis, rico em uma substância chamada tártaro. É usado na fermentação dos vinhos feitos em casa e outras fermentações artificiais, como na confecção de balas.

25. Curcuma:  Ingrediente básico no curry e na mostarda. Usado em sopa e massas. No Brasil conhecido como Açafrão da Terra.
- Principais utilizações: picles e maioneses, sopas e macarrão, na coloração do arroz; cobertura para saladas, pratos de ovos mexidos ou cozidos, frangos grelhados ou assados, peixes e frutos do mar, molhos cremosos; molho branco ou queijo, para colorir pães e bolos.

26. Curry: É uma “misturinha” de vários temperos e condimentos. Em pó, muito picante, parece bastante em cor com o nosso açafrão em pó. Muito usado em pratos de carne, aves, peixes, molhos. Também em arroz, sopas, cremes.
- Principais utilizações: maionese e salada de batatas, patês, caldos, sopa de tomate, sopa rala de feijão, ervilhas, salada e arroz, ovos, carne de porco, frango temperado, frito ou cozido, caldeirada de peixe, mexilhões, camarão, frutos do mar, molhos para ovos, peixes, aves, carne branca, arroz.

27. Endro: Vai muito bem em peixes e sopas. Excelente para conservas de pepinos, pimentões e picles. Principais utilizações: picles, suco de tomate, macarrão, saladas, couve-flor, pratos com ovos e ricota, lombo de carne de porco, no tempero para peixe e moluscos, vinagrete.

28. Erva-doce: Use-a em biscoitos, bolos, pães, torta de frutas, maças assadas, caldas de doces e canapés.

29.Estragão: As folhinhas são muito parecidas com as da erva doce. Perfeito para o tempero de porco, galinha, ovos, peixe. Dá um sabor especialíssimo à molhos de saladas à base de vinagre, sopas e pastas de queijo. Ótimo bem picadinho junto com manteiga derretida para derramar sobre aspargos, vagem, beterraba, ervilha ou espinafre.
- Principais utilizações: maionese e picles, sopa de tartaruga e creme de peixe, salada de atum e saladas verdes, creme de ovos, na preparação de vitela, carneiro, frango grelhado, limão e recheio de peixes e moluscos, vinagrete e molho tártaro.

30. Fines Herbes: Mistura de 4 ervas, combinação de cerofólio, cebolinha francesa, salsa e estragão. É o segredo de muitos chefs. Também usada para peixes, legumes, maioneses, queijos, mostardas e suflês.

31. Funcho:  As folhas temperam bem peixes, algumas sopas (os franceses acham o funcho indispensável para a "bouillabaisse"). Também dá licor. Usa-se o bulbo para fazer saladas.

32. Gengibre: Erva muito usada na cozinha brasileira, principalmente na região Norte. Ralado é indispensável no vatapá, por exemplo. Dá um gostinho especial em pratos de carne moída, peixes e camarão. Mas cuidado que é forte e ardido (lembre-se do nosso quentão). Muito usado em pó, principalmente na Europa e Estados Unidos, em doces, bolos e pães. Excelente no preparo de conservas, picles, "chutneys".
- Principais utilizações: picles, chutney, conservas, massas doces, arroz, batata doce e cenouras, carne de porco e aves, no tempero de peixes, molhos em geral, molho para vitela, carne de porco, pão de gengibre, bolos, biscoitos e torradas.

33. Gergelim: Sementinha com sabor muito semelhante ao das amêndoas. Muito usado na cozinha árabe. Bom para acrescentar à massa de pãezinhos, certos bolos, biscoitos. Fica ótimo polvilhado sobre galinha, peixe ou macarrão, antes de ir ao forno. Em pães, pãezinhos, biscoitos ou roscas, também. O gergelim dá um óleo com alto teor de gordura.
- Principais utilizações: canapés e patês, na massa e no recheio de tortas, espinafre, tomates e batatas, torrado nas saladas, cobertura de queijos, use torrado em carne, moída e recheio para aves, torrado na cobertura para peixes, pães, bolos e biscoitos.

34. Herbes de Provence: Combinação maravilhosa de 7 ervas aromáticas para assados, grelhados e molhos de carne em geral.

35. Hortelã: Existem algumas variedades. A mais conhecida é aquela plantinha rasteira. Suas folhas aromáticas são geralmente usadas frescas, mas também podem ser guardadas secas. Excelente no tempero de molhos para saladas, sopas, carnes, peixes. Muito popular na cozinha árabe. Gostosa em refrescos e complemento de drinques (mint julep). Faz licor saboroso. Também vai bem em geléias.  


35. Kummel: Muito utilizado em pratos alemães, eslávicos e húngaros. Use-o também em bolos, pães, biscoitos, patês e sopas.
- Principais utilizações: licor e patê de queijo, salpicado em sopas, creme de ervilha, chucrute, salada de repolho e couve, torta de queijo, carne de porco, assado de carne bovina, pão de milho, maçãs assadas.

36. Louro: Extremamente aromática, deve ser usada com cuidado. Há quem goste no feijão e algumas verduras. Vai bem em molhos (de tomate, inclusive), assados, ensopados e conservas.

37. Macis: da noz-moscada se extrai este óleo, usado no preparo de certos tipos de chocolate. Um pouquinho dá ótimo sabor a molhos, pirão de batata, verduras. Vai muito bem na vinha d alhos. Umas gotas na massa de bolos e pudins,  ficam mais gostosos.

38. Manjericão: Tempera muito bem carnes, assados, sopas e alguns tipos de conservas. Genial em peixes e camarões, ovos, queijo, tomates recheados. Pode ir na vinha d alhos; sabor a aroma fortes. Vá com calma até conhecer bem. Tenha sempre um pé no quintal ou em um vaso.
- Principais utilizações: berinjela e pimentão, sopa de tomate, pizza (no lugar do orégano), arroz, saladas verdes ou de legumes, vagem, omeletes com tomate, recheio para frango, peru, vitela, carne de porco, pão de carne, com manteiga para cobrir peixes e lagosta, molho de tomate e vinagrete.

39. Melissa: Um tempero aromatizante, só um pouquinho em caldos e carnes dá certo.

40. Manjerona: Pouco mais suave que a alfavaca, excelente em pratos de carne, peixes, camarões, molhos. Essencial na vinha d alhos. Dá um gostinho especial ao molho para saladas, verduras refogadas, omeletes, caldos de carne, ensopados, cogumelos. As folhas secas também são usadas para os mesmos fins. Parece um pouco com orégano.
- Principais utilizações: maionese e patês, sopa de batata, consomê de cebola e pizza, suflê de batata, legumes cozidos, cenoura, omeletes, ovos mexidos, salada de ovos, carne moída, frango grelhado e lombo, com manteiga derretida em peixes grelhados, molho de queijo, pão de ervas.

41. Mostarda: Da semente se faz um pó que pode ser usado assim mesmo, ou então em pasta com vinagre e temperos. Ideal na maionese e molho para salada (principalmente de batatas). Tempera muito bem carnes. A semente pode ser usada para dar gosto em conservas, picles.
- Principais utilizações: pepino, conservas, salgados em geral, sopa de cebola, aspargos, broto de bruxelas, batatas e brócolis, porco e vitela, ostra e camarão. Use-a em pó para molhos cremosos.

42. Noz-moscada: Tem um cheiro muito gostoso, em semente ou pó. O melhor é ter a semente guardada em vidro e ralar na hora: conserva mais o aroma e o sabor. Mais usada em bolos, doces, sobremesas, não só na massa, como um pouquinho polvilhada em cima, no caso de cremes feitos em banho-maria. Formidável para temperos de carnes, ou qualquer receita de carne moída.
- Principais utilizações: coquetéis de leite, bebidas com chocolate, sopa com queijo, canja, creme de galinha, bolo de batata, cenoura e repolho, queijo, na torrada e fondue, na maioria das receitas com frango, peixes fritos, molhos de queijo, para salada doce, de tomate, biscoitos ingleses, panquecas, gemadas, leite, vinho, pudins.

43. Orégano: Não há pizza que se preze sem ele. Vai muito bem também em carnes, molhos para bifes, saladas (tomates, cebola em rodelas, óleo, vinagre, sal, pimenta-do-reino e, lógico, o próprio orégano). Pode ser usado seco ou fresco.
- Principais utilizações: suco de tomate, patês, torradas temperadas, pizzas e minestrone, batata cozida ou ao forno, ovos mexidos com tomate, omeletes, cozidos de carne de porco, costelas e aves, peixes assados e frutos do mar, vinagrete e molhos em geral.

44. Páprica: Pó extraído do pimentão doce vermelho, muito usado na cozinha húngara. Dá cor e sabor. Experimente com calma antes de aderir. Em galinha, bolo de carne, goulash, guisados ou ensopados, alguns molhos.
- Principais utilizações: canapés, salpicar no coquetel de camarão e em patês, minestrone, sopa de legumes cremosa, sopa de galinha e lasanha, na coloração do arroz, salpicar na batata sauté, ovos gratinados, maioneses com ovos, goulash, frango assado ou ensopado, carne de porco, caldeirada, peixe grelhado, camarão e frutos do mar, molhos em geral.

45. Papoula: Sementes bem miudinhas. Sensacional, polvilhadas em cima de pães, bolos, bolachas, antes de ir ao forno, e na massa de pudins, pães e tortas ou junto com manteiga derretida, para assar batatas, cenouras, ou ainda macarrão de forno. Dá um recheio diferente para bolos, misturando um pouquinho com mel e uma colherada de
caldo de limão.
- Principais utilizações: aperitivos de queijo e patês, na ricota e requeijão, massa, torta, macarrão, na maioria das saladas, ovos mexidos, molhos para saladas, compotas de frutas, cobertura para salada de frutas, bolos.

46. Pimenta Caiena: Essa é vermelha e bastante ardida mas é ótima para peixes e molhos.


47. Pimenta Comari: Redondinha, verde, ardor suave.

48. Pimenta Branca: Extraída do mesmo fruto da pimenta-do-reino, mas menos aromática. Utilizada em pratos que não permitem ingredientes que alterem a sua cor, como o molho branco. Na conserva de legumes, utilize-a em grãos; em molhos picantes e temperos para a carne de coelho e frango use-a moída.
- Principais utilizações: em grão, nas conservas de legumes e maioneses; moída use em geral: sopas de legumes e feijão, salada de ovos, carne de coelho, filés de frango, em peixes cozidos e ensopados, em molho branco.

49.Pimenta com Cominho: Muito popular nos pratos nordestinos, utilizada com grande fartura no feijão, cozidos de peixes e frutos do mar, caldas e molhos em geral.

50. Pimenta Calabresa: Espécie extremamente picante. Use-a na preparação de molho picante para carne e peixe, na linguiça e cobertura para lombo. Na azeitona preta e queijo, use-a com orégano e azeite.
- Principais utilizações: azeitona, com óleo e orégano, queijos, patês e picles, molho para espaguete e pizza, croquetes, cobertura para salada e feijão verde, ovos, em carne de porco e bovina para churrasco, frutos do mar, camarão, molho para carne de churrasco, linguiça e molho para pizza.

51. Pimenta-da-Jamaica: Vai bem em temperos de carnes de todos os tipos, logo, ótima na vinha – d alhos. Veja allspice.
- Principais utilizações: patês de presunto e fígado, pepino em conserva e picles, minestrone e sopa de aspargos, espinafre e cenoura, cozido de carne, porco e vitela, peixe cozido, molho para carne de porco e vitela, pães rápidos ou de fermento, bolo de frutas, compotas e tortas.

52. Pimenta-de-Cheiro: Vem da Bahia. Redondinha, vermelha, é bem ardida mas bastante perfumada também.

53. Pimenta-do-Reino: Essencial em toda cozinha, pouca coisa dispensa. Há duas espécies: a preta, mais forte e a branca, um pouco mais suave.
- Principais utilizações: em grão: nas conservas, moderadamente em geral; moída: suco de tomates, na salada de verduras e de legumes; com moagem grossa use com pasta de queijo, recheio de linguiça, carne de panela, frango assado, peixes em geral, molhos em geral.

54. Pimenta Malagueta: Vermelha, comprida, das mais ardidas. Foi trazida ao Brasil pelos portugueses.

55. Raiz-forte: Vem do Oriente. Muito usada na cozinha russa. Encontra-se ralada, em vidro. Picante, dá um gosto bom aos molhos, churrascos e assados.
- Principais utilizações: moderadamente em canapés, saladas cruas, como as de pepino e rabanete, carnes vermelhas e brancas assadas com molho, arenques, molhos picantes.

56. Rosmaninho: Valoriza muito os molhos, especialmente para saladas e carnes. 

57. Salsa: Cheiro verde, de todos, o mais conhecido e usado. Há dois tipos: a salsa de
folhinhas crespas (ou salsa-musgo) que enfeita qualquer prato, além de temperar,
também é colocada em sopas, assados, risotos (batidinha na manteiga para passar em batatas cozidas, ou em omeletes, é essencial). A salsa de folhas lisas tem sabor um pouco mais forte. Qualquer das duas pode ser usada em tempero de carnes de toda espécie, em sopas, refogados, pratos de forno, farofas, pastas de queijo, verduras, molhos. Tanto no preparo, como picadinha e salpicada por cima depois. Podem ser guardadas e usadas secas para ornamentar  e dar sabor aos canapés, macarrão, lasanha, croquetes, waffle, sopa de legumes, saladas verde, arroz, legumes, omeletes e ovos mexidos, carnes e aves fritas ou grelhadas, em recheio para peixe, carne de caranguejo, molho de ervas, tomate e de salsa.


58. Segurelha: Também ser usada de leve em sopas de ervilha, lentilha, feijão. Dá um gostinho bom em suco de tomate. Vai bem, mas pouquinho, no tempero de carne de porco, galinha e peru. Faz parte da vinha-d alhos.
- Principais utilizações: suco de tomate, sopa de creme de peixe ou feijão, sopa de vegetais, broto de Bruxelas, vagens e legumes, ovos cozidos e ovos recheados, recheio para carnes, aves e hambúrguer, recheio para peixes gordurosos, molho madeira, tempero para salada.

59. Sálvia: Folha de sabor forte, muito popular na Itália. Bem aproveitada aqui também em farofas para rechear galinha, peru, pato. Mas é bom usar devagar, senão seu sabor dominará tudo.
- Principais utilizações: patês de fígado e de queijo, sopa de tomate, lentilha e macarrão, tomates, purê de batata, espinafre, saladas verdes, queijos e omeletes, carnes gordurosas, linguiça, carne de porco, pato, ensopado de peixes, use com alecrim e tomilho para molho de churrasco, pão de ervas.

60. Tomilho: Aromatizante de sabor forte. Deve ser igualmente usado com muito cuidado, mas vale a pena experimentar em molhos, peixes, sopas, recheios para aves. Sensacional para peixe, lagostas e camarão. Melhor ainda em carnes, principalmente de porco: esfregue um pouquinho macerado junto com sal e pimenta-do-reino.
- Principais utilizações: patês, caldo de carne e galinha, cogumelos, cebolas e batatas, ovos fritos e mexidos, carne de porco, vitela, coelho e cozidos, peixes gordurosos, cozidos, recheios, molho escuro.

61. Zimbro: Esse é um grãozinho quase desconhecido. Os pequenos frutos secos macerados e destilados dão a bebida chamada genebra. Valoriza bastante temperos de carnes. Como a vinha-dalhos.
-Principais utilizações: para aromatizar bebidas alcoólicas caseiras, no cozimento do feijão, indispensável no chucrute, cozidos de carne e frango, molho para carnes. 

Fonte desse artigo: Revista Sabores do Sul - Editora Yellow



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...