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segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Cardápio Como Receita de Sucesso


Para quem deseja montar um restaurante, um barzinho, uma lanchonete ou até mesmo uma panificadora que atraia muitos clientes, deve prestar atenção especial ao cardápio. Um cardápio bem feito, atraente, com letras legíveis e preços acessíveis, não podendo esquecer " o diamante perfeito"que é o tipo de comida a ser oferecido traduz um dos aspectos mais importantes. O cardápio deve ser encarado com uma mídia, uma propaganda chamativa ao cliente.  Cada restaurante precisa ter seu estilo próprio de cardápio e isso está ligado diretamente em qual é o conceito do restaurante. Cardápios precisam ter um fácil leitura, para o cliente se sentir confortável.
 
 

Como bem coloca o consultor Luiz H. Marcondes 
"O tipo de comida define tudo e traduz a riqueza cultural do país.  A alma do negócio está justamente no cardápio. É o cardápio, o menu, que determina o restaurante. Esse cardápio que vai determinar a louça que vai servir o prato, o talher, o tipo de funcionários… Quanto mais complexo o prato que está no cardápio, mais experiente o recurso humano. Ele é a alma do nosso negócio, é o livrinho de cabeceira. Não se começa o restaurante sem antes pré-determinar o cardápio".

O restaurante pode ter por objetivo a comida  caseira, aquela mesmo com cheirinho da cozinha da nossa casa ou partir para as cozinhas tradicionais de cada região, como a cozinha mineira, paranaense e ...... ou ainda se aventurar pela cozinha internacional, comida árabe, mexicana, espanhola e assim por diante, e aí o importanteé a escolha correta dos pratos, a confecção adequada do cardápio, com uma pesquisa de receitas, de ingredientes, de preços (O desafio é trazer os ingredientes certos, sem que o custo do transporte pese no preço dos pratos, mantendo a qualidade e o  "know how" de como manusear esses ingredientes).

O cardápio o maior instrumento de apelo de vendas direto ao cliente.Criar tais apelos para  prender a atenção do cliente no cardápio, sendo uma das referências do estabelecimento. Li em algum site, infelizmente não consigo agora me lembrar qual, mas que dizia  "O cardápio não deve apenas informar o preço e o nome do prato, precisa ter algo mais já que ele vai para as mãos do cliente,  precisa fazer com que o cliente se sinta especial".
Outro fator muito importante são as imagens constantes do cardápio. De que adianta colocar uma foto linda, de dar água na boca,  de um filet mignon com um molho maravilhoso, se este prato nem ao menos faz parte do cardápio! Já pensou na decepção do cliente?
Portanto, pense com carinho no cardápio, escolha consciente, desde os pratos, os ingredientes, o "design", a capa......Este é o primeito passo.

Muito Boa Sorte em seu empreendimento.

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