lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Que Fazer? Porque fazer!

Já está cansado de ler que o trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores? Nunca é demais repetir que algumas dicas são básicas e devem ser respeitadas.
Todos sabemos que há doenças provocadas pelo consumo de alimentos, que ocorrem quando micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas estão presentes.
 

Para adultos sadios, a maioria das doenças transmitidas por alimentos dura poucos dias e não deixa seqüelas; para as crianças, as grávidas, os idosos e as pessoas doentes, as conseqüências podem ser mais graves, podendo inclusive levar à morte.

Micróbios Saiba mais...
Quando encontram condições ideais, os micróbios se multiplicam- se rapidamente. Para causar doença, é preciso que os micróbios multipliquem-se nos alimentos até atingir números elevados.
Quando as condições do alimento são ideais para os micróbios, uma única bactéria pode se multiplicar
em 130.000 em apenas 6 horas. Os micróbios prejudiciais à saúde podem se multiplicar em temperaturas
entre 5ºC a 60ºC (chamada zona de perigo). Eles preferem temperaturas de verão ou do nosso corpo (em
torno de 37ºC).


A maioria dos alimentos contém umidade suficiente para a multiplicação dos micróbios. 
Esses alimentos considerados perecíveis, devem ser conservados em temperaturas especiais.
Os alimentos secos, também chamados de não-perecíveis, não possuem umidade suficiente para a multiplicação dos micróbios, sendo conservados a temperatura ambiente.
São considerados produtos perecíveis os produtos alimentícios, alimentos in natura, produtos semi-preparados ou produtos preparados para o consumo que, pela sua natureza ou composição, necessitam de condições especiais de temperatura para a sua conservação.
Os produtos perecíveis acima definidos são classificados em duas classes:
1. Produtos pré-embalados

 2. Produtos não embalados

Os produtos perecíveis são considerados aptos para o consumo durante alguns dias, dependendo da sua natureza, se forem conservados em ambiente refrigerado com temperatura ao redor de 4°C, porém, não superior a 6°C ou aquecido acima de 65°C.

Os produtos perecíveis pré-embalados são normalmente conservados em ambiente refrigerado e, dependendo de suas características, poderão permanecer aptos para o consumo em prazos que variam de alguns dias a várias semanas. Exemplos: Leite e Cremes pasteurizados, Queijos Frescos, Iogurtes, Massas frescas e semelhantes.


Os alimentos perecíveis não embalados exigem ou a refrigeração ou o aquecimento para a garantia da saúde do consumidor. Exemplos: Doces com recheios ou coberturas, mousses, empadas, coxinhas, croquetes e outros.


Os produtos perecíveis pré-embalados deverão indicar no rótulo:
a) o prazo de validade ou a data máxima de consumo, apondo-se o dia e o mês;
b) a advertência: "Mantenha sob refrigeração".

A exigência da data máxima de consumo ou o prazo de validade depende da natureza do produto e deve ser estipulado pelo fabricante por ocasião do registro do produto no órgão competente do Ministério da Saúde.

Os produtos de confeitaria, salgados, recheios, as carnes preparadas, os embutidos de carne e os pratos quentes, prontos para o consumo, devem ser conservados em ambiente de estufa de temperatura não inferior a 65°C. Os produtos de confeitaria, doces que contenham recheios ou coberturas, de fácil deterioração, devem ser conservados em ambiente refrigerado de temperatura não superior a 6°C.



O QUE SÃO ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS 

Alimentos não perecíveis são de fácil armazenamento, não sendo necessário ser guardado em congelador ou refrigeração, podendo ser mantido em temperatura ambiente, possuem uma data determinada de acordo com a sua fabricação, facilitam o manuseio dos produtos, são estocados em prateleiras de supermercado sem qualquer risco de perda, são eles: Milho, Macarrão, feijão, Soja, Arroz, Café, Sal, Fubá, Açúcar, Polvilho, cereais, farinha de trigo, óleo, leite em pó, bolachas, pipoca, achocolatado, gelatina em pó.......


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...