lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Os Perigos da Má Higienização

Quanto será o consumo de alimento para um homem normal após uma vida inteira! Estudos descrevem que um homem normal terá consumido cerca de cinqüenta toneladas de alimento. Para tanto  cuidados básicos devem ser tomados  para que os alimentos atuem como combustível para o organismo, e não como portadores de doenças. Não raras as vezes em que se contraem doenças provenientes da falta de cuidados com a higienização dos alimentos e dos ambientes em que são preparados.

Aos comprar os alimentos, alguns cuidados devem ser tomados: Os alimentos são fontes de proteína, vitamina e sais minerais, e são necessários à vida, mas se não forem muito bem escolhidos na hora da compra, podem se transformar em sérios riscos à saúde. Frutas, legumes e verduras adquiridos nas feiras e varejões ficam expostos ao ar livre durante várias horas, sofrendo  a ação do tempo, do clima, da manipulação do feirante e dos fregueses, além de exposição à saliva, insetos, ao toque das mãos que, ao mesmo tempo, contam dinheiro.  Sim, é assim mesmo que acontece. Quem coloca fruta na sua sacola é a mesma pessoa que cuida do dinheiro. Bata prestar atenção. Esses alimentos, ao chegarem a casa, devem ser muito bem lavados, principalmente as folhas. Maior atenção devem receber as carnes de frango ou peixe, que se deterioram com maior facilidade e que ficam expostos na feira. Os primeiros cuidados na hora da compra, antes mesmo da higiene dos alimentos, devem se concentrar no estado geral do alimento a ser adquirido. Se houver sinais de deterioração, por mínimos que sejam, não devem ser consumidos.

Como armazenar os alimentos: As dependências onde se guardam alimentos devem ser limpas, sempre. Na geladeira, todos os alimentos devem ser conservados tampados e organizados de modo a não permanecer alimentos velhos. A despensa deve ser totalmente esvaziada e limpa com pano úmido, detergente e álcool, em seguida com um pano seco. Os prazos de validade dos alimentos, especialmente grãos e farinhas, devem ser cuidadosamente observados e havendo a presença de carunchos, todo o alimento deverá ser eliminado. Mantimentos cujo os  lacres já foram abertos devem ser mantidos fechados, pois o contato com ar acelera o envelhecimento. Ao serem usadas as farinhas, cuidados para não introduzir em seu recipiente colheres usadas em outros ingredientes ou sem a devida higiene. Não pegar com as mãos os alimentos de dentro das embalagens, mesmo que elas estejam limpas.

Manipulação e higienização: Nada melhor que água corrente para higienizar os alimentos, porém, ela deve estar em boas condições de salubridade, caso contrário deverá ser tratada ou fervida (verificar sempre as condições da caixa d’água, a sua limpeza regular). As mãos e braços devem ser limpos e deve-se evitar conversar sobre os alimentos, pois quando falamos, mesmo que não percebamos, liberamos saliva no ar.

A cozinha bem higienizada: Cobrir os alimentos, tampar bem as panelas, manter animais domésticos fora da cozinha, lavar bem as mãos, higienizar a cozinha com água sanitária ou com álcool 70*, trocar a esponja de louça com freqüência, lavar bem os panos que são utilizados na pia, são apenas alguns dos cuidados obrigatórios que deve ser tomados para uma boa alimentação.
 
Doenças provenientes da falta de higiene: A inadequada manipulação dos alimentos pode acarretar as seguintes conseqüências - vômitos, diarréias, febres, além de infecções podendo ser potencialmente graves e necessitando de internação.
Uma das infecções mais conhecidas é a popular “Salmonela , que é contraída a partir de ovos crus, comumente utilizados a preparação de molhos para saladas. Para evitar tal contaminação, alguns cuidados simples devem ser tomados, como por exemplo manter os ovos refrigerados,  descartar ovos rachados ou sujos,
limpar a casca do ovo, colocando-o em água corrente, antes de utilizá-lo,
os ovos devem ser bem cozidos para que possam ser utilizados.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho.
    Dica para higienizar alimentos antes do seu preparo.
    Preparo da solução desinfetante caseira
    Colocar uma colher de sopa (10 ml) de água sanitária sem odor para um litro de água (1000 ml). Deixe nesta água por vinte minutos. Enxaguar com água filtrada.
    Existem no mercado soluções prontas para higienizar os alimentos e que podem ser utilizados de acordo com as indicações do fabricante.
    Obs: Nunca lave com água da torneira assim seu trabalho de higienizar foi por água a baixo literalmente!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...