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domingo, 24 de março de 2013

Quais problemas podem "azedar " uma refeição!

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Ficar atento à qualidade do atendimento e  serviços oferecidos pode ser o começo de um movimento que ajudará a educar clientes e restaurantes.
Muita coisa pode dar errado em um restaurante, deixando " um gosto amargo " na boca do cliente e prejudicando a opinião a respeito do estabelecimento.

À mesa
 
Lixar ou limpar?: A opinião é unânime: guardanapo sintético - aquele mesmo, que espalha a sujeira na sua boca em vez de limpá-la - é um desastre. O de papel também não é lá muito bem quisto. O idela seria o restaurante investir em guaradanapos feitos de algodão. Além de macios, limpam bem. Que tal investir um pouco mais, podendo ser de cor escura, mas mandar bordar um bonito barrado, das cores do seu estabelecimento?

Pintou sujeira: Não adianta tudo correr perfeitamente bem se a toalha de mesa do restaurante estiver suja ou manchada. "Se o lugar não consegue seguir um padrão de limpeza, é melhor não ter toalha e apostar num joguinho americano bacana". Também não adiantam aquelas toalhas de plástico que ficam escorregando da mesa e o cliente fica arrumando o tempo todo. Colocar uma sobretoalha de tamanho um pouco menor que a toalha principal, faz vista e protege da sujeira.

A vida dos outros: Para quem gosta de saber detalhes íntimos da vida dos outros, mesas muito próximas podem ser um prato cheio! "Tem mesas tão grudadas que você quase vê a mensagem que a pessoa do lado está mandando pelo celular". O mínimo de distância dixa as pessoas mais cconfortáveis e permite o trânsito livre de clientes e garçons. Melhor diminuir a quantidade de lugares do que " entulhar " todos feito gado.


Com o vinho
 
A taxa de rolha cobrada de quem leva seu próprio vinho ao restaurante já irrita muita gente. O serviço cobrado em cima dela, então, irrita muito mais. Quando isso acontece muitos clientes  não voltam nunca mais ao lugar. Mas segundo a Associação Nacional de Restaurantes, essa taxa é uma remuneração pelos materiais oferecidos, como taças. Já a taxa de serviço "vai diretamente para os funcionários e, portanto, não é considerada uma sobretaxa". Cada  cabeça, uma sentença.  Melhor diminuir a porcentagem e conquistar clientes!

Tim-tim apressado: É comum ver a carta de vinhos sendo entregue antes do cardápio. Não faz sentido, já que o ideal é que o cliente primeiro escolha o que vai comer para depois pedir o vinho mais indicado para aquela refeição.

Com o garçom
 
Virou moda os garçons explicarem tecnicamente os pratos. Mas um discurso que pode deixar os clientes ainda mais confusos: "Essa carne foi feita em baixa temperatura". Mas o que é baixa temperatura? E com a matraca aberta, só tem um problema maior do que um garçom que não sabe responder: o garçom que fala de mais.

Goela abaixo: O garçom deve ter cuidado triplo na hora de oferecer o couvert. A primeira regra é não colocá-lo na mesa sem antes perguntar se o cliente quer. Para completar, o cardápio deve informar o preço do couvert e deixar claro se esse valor será cobrado por pessoa ou por mesa.

Beber, beber, beber: Ficar com a taça vazia durante a refeição não dá. Mas isso não quer dizer que o garçom ou o sommelier precisam enchê-la a cada gole tomado. Em minha humilde opinião, o garçom  que faz isso quer esvaziar logo a garrafa para vender outra.
Muitos reclamam do Tchauzinho no ar ( você fica com cara de tacho, emais ainda quando você chama e o garçom passa sem te ver e você fica ali parado....... com aquela mão boba levantada ). Irrita muito ter de abanar a mão para pedir alguma coisa ao garçom. Ninguém  gosta de demora no serviço. "Assim que você se senta, alguém precisa te oferecer algo. Não pode ficar aquele vazio na mesa, com você largado lá."

No cardápio
 
Gramática: infelizmente existem três línguas: a falada, a escrita e a língua dos cardápios. "Eles sempre têm erro" Em especial, os que trazem nomes de pratos em italiano. Como nhoque, que em italiano é grafado "gnocchi", mas surge como "nhochi". Não dá vontade de rir? melhor usar a língua nacional de uma vez e pedir que um especialista corrija todo o texto antes de ir para a gráfica.

Surpresa: Cardápio precisa informar o preço. Se a sugestão do dia não estiver no cardápio regular, o garçom deve informar o preço. O mesmo deve acontecer com a carta de vinhos. Nunca peça nada sem que antes o atendente diga quanto custa.
Taxa: Há lugares que cobram mais que os habituais 10% de taxa de serviço. A Associação Nacional de Restaurantes diz que o "valor deve ser avaliado pelo estabelecimento de acordo com o que acha justo ao serviço que oferece".

Cliente insatisfeito pode reclamar no Procon de seu município. Algumas coisas são até engraçadas, como erros de gramática nos cardápios. Outras podem apenas irritar, como ter de se sentar perto demais da mesa ao lado. Mas há as que geram inconvenientes reais aos clientes - e podem render multas aos estabelecimentos. Assim, fique sabendo que restaurantes não podem, por exemplo, servir o couvert sem que ele tenha sido pedido ou deixar de informar preços e taxas no cardápio. Segundo o Procon  as multas variam de R$ 450 a R$ 6,5 milhões. 

Lógico, dependendo da cidade,  do local, do tipo de estabelecimento, do ocorrido.  Assustador, não acha?     

Fonte para este artigo: Folha de São Paulo
http://www.abrasel.com.br/index.php/atualidade/noticias

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