lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

terça-feira, 23 de setembro de 2014

O Reaproveitamento dos Alimentos

Cehab-Itaperuna RJ


O mundo moderno exige do "homem" consciente ações que reflitam a sustentabilidade!
Deve fazer parte da responsabilidade pessoal de cada ser humano a exploração, em sua totalidade, dos alimentos, evitando os desperdícios; a busca por uma postura de aproveitamento dos recursos, daquilo que a natureza nos oferece sem degradá-la, sem destruí-la, suprindo nossas necessidades diárias, com ingredientes politicamente corretos.
Assim, utilizamos a visão de Mantovani, Mestre em Educação pela UEM, coordenador do curso superior de Tecnologia em Gastronomia da FADEP, que descreve as bases para evitar o desperdício dos alimentos e quais podem ser reaproveitados de forma integral.
 Conforme o site Brasil Escola, estudos mostram que 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada em razão da falha no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização. No Brasil, toneladas de alimentos que poderiam ser aproveitadas por famílias carentes são jogadas fora todos os dias. Isso dá ao Brasil o título de “país do desperdício”.

 Como evitar o desperdício:
  • Comprar legumes, hortaliças e frutas da estação;
  • Armazenar os alimentos em locais limpos, em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento;
  • Ao preparar os alimentos, lavar bem, não retirar as cascas grossas e evitar o desperdício apenas preparando as quantidades necessárias;
  • Folhas de cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete podem ser totalmente reaproveitadas;
  • As cascas de batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba,manga, abóbora podem ser utilizadas depois de muito bem higienizadas;
  • A entrecasca da melancia pode ser usada para um deliciosa compota doce;
  • Podem virar petiscos ou farinha as sementes de abóbora, melão, jaca, que deppois de torradas ficam deliciosas;
  • Para fazer azeite cítrico, triture cascas de frutas cítricas com um pilão (em um vaso de metal ou de madeira) com um pouco de óleo. Coloque em um frasco com mais óleo e deixe descansando por seis horas. Depois desse período, acondicione em um recipiente limpo para uso em sua salada;
  • Fazer batatas fritas, misture cascas de batata com bastante suco de limão e azeite. Espalhe as cascas de batata em camadas em uma assadeira e leve ao forno na temperatura de 400 graus, mexendo de vez em quando até dourar (cerca de dez minutos). Tempere a gosto;
  • Na sopa, ferva cascas de batata, de cebola, de cenoura, além de alho poró e de outros vegetais a gosto para fazer uma bela sopa. Salsinha e cebolinha também vão bem nesse caldo e cascas de queijo podem ser acrescentadas a sopas ou caldos para dar um toque especial no sabor e na textura;
  • O arroz que sobrou de uma refeição pode virar bolinhos, arroz de forno, risotos;
  • O feijão que sobrou também pode virar tutu, feijão tropeiro, bolinhos, virado;
  • Com a carne assada e a carne moída que sobraram é possível fazer croquetes, recheios de tortas, omeletes e pastéis, molhos;
  • Pode-se aproveitar o leite que talhou fazendo um delicioso doce de leite;


Bolo de casca de frutas
Ingredientes: 2 copos de cascas de frutas lavadas (manga, goiaba, banana, pera); 1 ½ colher (sopa) de manteiga; 1 colher (chá) de fermento em pó; 2 ovos; 2 ½ copos de farinha de trigo; 1 copo de leite; 1 copo de açúcar; 1 pitada de sal.
Modo de preparo: bata as cascas com o leite em um liquidificador. Depois coe o líquido e reserve. Bata as gemas, a manteiga e o açúcar. Acrescente as cascas batidas, a farinha, o fermento e misture bem. Por último, coloque as claras batidas em neve. Misture tudo e asse em forma untada.

Doce de casca de banana
Ingredientes: 3 copos de casca de banana lavada; 2 copos de açúcar.
Modo de preparo: bata as cascas de banana no liquidificador. Coloque em uma panela junto com o açúcar, leve ao fogo brando e mexa sempre. Retire do fogo quando estiver soltando da panela. Despeje em um tabuleiro untado para esfriar. Depois enrole e passe no açúcar.

Bolinho de vegetais
Ingredientes: 3 xícaras (chá) de casca de chuchu, cenoura, berinjela; ½ xícara (chá) de talos de agrião e salsa; ½ xícara (chá) cebola ralada; 1 dente de alho; 2 colheres (sopa) de óleo para refogar; 4 colheres (sopa) de farinha de trigo; ½ xícara (chá) de leite; ½ xícara (chá) de água; 1 xícara (chá) de arroz cozido; ½ xícara (chá) de farinha de rosca; 1 xícara(chá) de óleo para fritar.
Modo de preparo: lave bem as cascas dos legumes e talos das hortaliças, pique-os e reserve. Refogue a cebola e o alho no óleo. Junte as cascas e os talos e, se necessário, ½ xícara de chá de água. Refogue até ficarem macios. À parte, dissolva a farinha de trigo no leite e na água e junte ao refogado. Cozinhe mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Desligue o fogo e misture o arroz cozido. Faça bolinhos, passe-os na farinha de rosca e frite.

 Bolinho de cascas de batata
Ingredientes: 2 xícaras de casca de batata cozidas e batidas; 2 xícaras de farinha de trigo; 2 ovos; 
2 colheres de salsinha picada; Sal (o suficiente); 1 colher (sobremesa) de fermento em pó; Óleo para fritar
Modo de preparo: Ferver as cascas de batata e bater no liquidificador. Colocar a massa numa tigela, acrescentar os ovos, a farinha, o sal e o fermento. Misturar bem. Aquecer o óleo e fritar os bolinhos às colheradas.

Assado de cascas, talos ou folhas 
Ingredientes: 4 xícaras (chá) de cascas bem lavadas, picadas e cozidas; 2 colheres (sopa) de queijo ralado; 1 xícara (chá) de pão amanhecido molhado no leite; 1 cebola pequena picada; 1 colher (sopa) de óleo; 2 ovos batidos; cheiro verde e sal a gosto
Bata as cascas cozidas no liquidificador ou passe por peneira. Coloque a pasta obtida em uma tigela e misture o restante dos ingredientes. Unte uma forma com óleo ou manteiga, despeje a massa e leve para assar até que esteja dourada. Sirva quente.
Você pode usar cascas de abóbora japonesa ou chuchu, folhas de beterraba, cenoura, nabo, rabanete, e talos de agrião, beterraba, couve e brócolis refogados ou cozidos.

Batata recheada com folhas de nabo 
Ingredientes: 4 unidades de batata média; talos de salsa picados; folhas de salsão; 1 colher (chá) de sal; queijo fresco; 2 colheres (sopa) de leite; 2 colheres (sopa) de óleo; 1 colher (sopa) de cebola picada; 2 dentes de alho picado; folhas de nabo picadas; talos de nabo picados; sal a gosto; 1 colher (sopa) de queijo parmesão.
Cozinhe as batatas com os talos de salsa, as folhas de salsão e o sal, até ficarem macias. Escorra, e ainda quente, retire cuidadosamente a parte interna das batatas, formando uma concha. Reserve. Amasse a polpa reservada, acrescente o queijo fresco ralado e o leite, formando um purê. Reserve. Aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. Junte as folhas e os talos de nabo, acrescente o purê, refogando rapidamente. Recheie as batatas, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno para aquecer.

Bife de casca de banana 
Ingredientes: cascas de 6 bananas maduras; 3 dentes de alho; 1 xícara de farinha de rosca; 1 xícara de farinha de trigo; 2 ovos; sal a gosto.
Lave as cascas de bananas e corte as pontas. Retire as cascas na forma de bifes, sem parti-las. Amasse o alho e coloque em uma vasilha junto com o sal. Junte as cascas das bananas. Bata os ovos como se fossem omeletes. Passe as cascas das bananas na farinha de trigo, nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca, seguindo sempre esta ordem. Frite as cascas em óleo bem quente. Deixar dourar dos dois lados e sirva quente.

Bolinhos de talos, folhas ou cascas
Ingredientes: 1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavadas e picadas; 2 ovos; 5 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 cebola picada; 2 colheres (sopa) de água; sal a gosto; óleo para fritar.
Bata bem os ovos e misture o restante dos ingredientes. Frite os bolinhos em óleo quente. Escorra em papel absorvente. Prepare com talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor, folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete e cascas de chuchu. Recomendação: no caso de talos de couve, couve-flor e brócolis faça uma pré-fervura antes do preparo.

Casca de maracujá recheada 
Ingredientes: 6 unidades maracujá, 4 colheres (sopa) óleo; 2 colheres (sopa) cebola; 1 dente alho; 400 gramas carne moída; talos de salsa; tomate; sal a gosto. Molho: 2 colheres (sopa) óleo; 2 colheres (sopa) cebola; 1 dente alho; 2 xícaras (chá) tomate; 1 colher (sopa) extrato de tomate; 1 xícara (chá) água; 2 colheres (sopa) salsa.
Lave bem os maracujás, descasque-os e corte-os ao meio. Retire a polpa e deixe a parte branca de molho por 4 horas em água quente. Cozinhe até ficar macia. Em uma panela, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Acrescente a carne moída, os talos de salsa, o tomate e deixe refogar. Recheie as cascas de maracujá e reserve. Para o molho, aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. Acrescente o tomate, o extrato de tomate, a água e deixe apurar. Coloque esse molho sobre as cascas de maracujá recheadas e leve ao forno para aquecer. Salpique a salsa e sirva acompanhado de arroz branco. Dica: você pode substituir a carne moída por frango desfiado.

Crepe de folhas de couve-flor
Ingredientes: Molho: 2 dentes alho; 2 colheres (sopa) cebola; 3 colheres (sopa) óleo; 2 xícaras (chá) tomate picado; 1 xícara (chá) água morna; sal. Crepe: 200 gramas carne moída a gosto; sal; 2 dentes de alho; 1 colher (sopa) cebola; 2 colheres (sopa) óleo; 4 unidades folhas de couve-flor; sal; 2 fatias médias de mussarela; 2 colheres (sopa) de salsa.
Para o molho, doure o alho e a cebola em 3 colheres de óleo em uma panela, acrescente o tomate e deixe refogar. Retire do fogo, bata no liquidificador, acrescente a água morna, coe e leve para ferver. Salgue e deixe o molho apurar. Reserve. Para fazer os crepes, tempere a carne moída com o sal, o alho e a cebola. Amasse para formar uma massa de carne. Divida a massa em quatro porções, modele quatro hambúrgueres e grelhe com duas colheres de óleo. Reserve. Afervente as folhas de couve-flor, uma a uma, em água e sal. Reserve. Retire as partes mais firmes da folhas (talos). Recheie cada folha com um hambúrguer e ½ fatia de mussarela. Dobre a folha como um envelope, cubra com molho e leve ao forno quente por 20 minutos. Salpique a salsa e sirva quente. Dica: Prefira as folhas mais novas e claras, pois são mais tenras.

Farofa de casca de melão 
Ingredientes: 1 xícara (chá) casca de melão picada; água; 2 colheres (sopa) óleo; 2 colheres (sopa) cebola picada; 2 dentes alho picado; 1 xícara (chá) talos de agrião picados; 1 xícara (chá) suco de casca de abacaxi; sal a gosto; 1 xícara (chá) tomate picado; 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca.
Afervente a casca de melão até ficar macia. Escorra e reserve. À parte, aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. Acrescente os talos de agrião, a casca de melão e refogue. Junte o suco e o sal. Deixe levantar fervura. Por último, acrescente o tomate picado e a farinha d mandioca. Mexa bem e sirva quente ou frio. 

Friturinhas de talos
Ingredientes: 1 xícara (chá) de talos bem lavados, cozidos e picados; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 2 ovos; sal a gosto; óleo para fritar.
Bata no liquidificador os talos ou passe por peneira. Misture tudo numa tigela. Estenda a massa e corte-a em rodelas com o auxílio de um copo. Junte duas a duas unindo-as no centro. Frite-as em óleo quente e recheie a gosto. Você pode usar talos de beterraba, brócolis.

Torta salgada de casca de abóbora com recheio de talos 
Ingredientes: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 3 ovos; 1 xícara (chá) de casca de abóbora; 1 xícara (chá) de talo de couve e salsa; 1 cenoura ralada; ½ copo de alho; ½ pacote de queijo ralado (50 g); 1 cebola pequena; 1 dente de alho; 250 ml de leite; sal a gosto; 1 colher (sobremesa) de fermento em pó.
Recheio: Refogar a cebola, o alho, os talos e a cenoura. Massa: Colocar os ovos, a casca de abóbora, o óleo, o queijo ralado, o leite e o sal no liquidificador. Despejar a massa em uma vasilha e misturar o trigo, o recheio e o fermento em pó. Levar ao forno por 30 minutos em forma previamente untada com margarina ou óleo e farinha de trigo.

Semente de jaca ao vinagrete
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de semente de jaca; tomates sem sementes; cebola picada; 2 colheres (sopa) de vinagre; 2 colheres (sopa) de salsa picada; 4 colheres (sopa) de óleo; sal a gosto.
Preparo: cozinhe as sementes de jaca até ficarem macias. Retire a pele e corte em lâminas. Faça um vinagrete com o tomate, a cebola, o vinagre, a salsa e o óleo. Junte as sementes, acrescente o sal e sirva gelado.

Fontes para este artigo:
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/reaproveitamento-dos-alimentos.htm
http://ecycle.com.br/component/content/article/62-alimentos/1280-13-maneiras-de-reaproveitar-sobras-e-cascas-de-frutas-e-vegetais.html
http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/veja-10-receitas-para-reaproveitar-alimentos-e-evitar-desperdicio/
Diário do Sudoeste. A14- A15,  23 de setembro de 2014/suplemento Gastronomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...