lorenzo busato restaurantes consultoria palestras supermercados móveis lojas técnicas postos

sábado, 21 de setembro de 2013

Prato Engenhoso - Alimentos que são verdadeiros remédios


O nosso prato de comida pode ser uma verdadeira farmácia. Cereais, frutas e legumes têm mais propriedades medicinais do que se imagina! Como árabe, minha avó dizia para minha mãe, e minha mãe transmitiu aos filhos um provérbio, lógico, que árabe e diz o seguinte: " O homem produz sua própria doença comendo errôneamente, mas consegue se curar digerindo ".
 O que isto significa?
Que a escolha de alimentos saudáveis é condição primordial  não apenas para garantir uma boa qualidade de vida, mas também,  para retardar tanto quanto possível o envelhecimento e impedir que sejamos acometidos por doenças.
 http://cantodafloresta.files.wordpress.com/2013/08/healthy-eating1.jpg

   
Como descobrimos, os alimentos contém propriedades curativas e preventivas. Várias e muitas (sendo redundante) substâncias estão presentes como remédios naturais  eficazes. As desconhecidas do grande público  antitripsinas, polifenóis, flavinas, catequinas, corantes naturais como o licopeno têm grande poder antioxidante, neutralizando os radicais livres que atacam as células e produzem envelhecimento e doenças.
Elas intervém nas respostas biológicas do organismo, combatendo alérgenos entre outros; protegem tendões cartilagens e articulações, previnem ruptura de vasos capilares, tratam artrite e endurecimento das artérias, reduzem taxa de colesterol, aumentam o nível do bom colesterol, protegem o fígado, bloqueiam a asma e a urticária, favorecem a eliminação de metais pesados.........

Enfim, a lista parece ser infinita..... O que podemos fazer é adotar uma "dieta alimentar" saudável, colocando em nosso prato todas as cores dos alimentos. Assim, procuramos  abraçar o máximo de nutrientes saudáveis. Sempre lembrando que o corpo possui necessidades diferenciadas pela manhã, na hora do almoço, à tarde e à noite. Em cada horário deve ser adotada uma alimentação adequada, para que nosso sistema imunológico não fique confuso, alterando a harmonia e o bem-estar corporal. 
Portanto, o alimento é  tudo o que existe na terra que possa ser ingerido ou usado com a finalidade de suprir as necessidades do organismo. Uma alimentação monótona, sem cor e deficiente de nutrientes e substâncias protetoras, pode ser a porta de entrada para uma série de doenças. Consumir alimentos que equilibram as quantidades de vitaminas e minerais do corpo pode ajudar no funcionamento do metabolismo e aumentar a qualidade de vida.  A  alimentação tem grande influência na saúde geral, no comportamento e no funcionamento de todos os órgãos.Portanto, uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais e protege o organismo contra doenças infecciosas, por ser rica em nutrientes e ser capaz de melhorar as defesas do corpo. encha o seu prato de saúde!

“Alimentos ou ingredientes com alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde e que podem, além de funções nutricionais básicas, quando se tratar de nutriente, produzir efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”
Cada vez mais a ciência tem demonstrado a importância da alimentação para a manutenção da saúde e qualidade de vida. Mais recentemente, foram descobertas várias substâncias presentes nos alimentos que, embora não sejam nutrientes, também apresentam inúmeros efeitos favoráveis à saúde.
Aos alimentos que os contêm dá-se o nome de alimentos funcionais, e espera-se que sejam capazes de proporcionar benefícios, além dos inerentes à sua composição nutricional. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa – Resoluções nº. 18 e nº. 19, de 30 de abril de 1999), alimentos funcionais são definidos como: “Alimentos ou ingredientes com alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde e que podem, além de funções nutricionais básicas, quando se tratar de nutriente, produzir efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”.

Benefícios
Os benefícios podem estar relacionados a efeitos gerais como, por exemplo, a ação antioxidante, que está relacionada com redução do risco de várias doenças causadas por radicais livres, enquanto outros têm ação específica no controle ou prevenção de doenças, como a elevação do colesterol (hipercolesterolemia).
É importante destacar que nenhum desses alimentos isoladamente pode ser usado como “fórmula mágica” para solucionar problemas de saúde. Para obter o efeito desejado, eles devem fazer parte de uma dieta equilibrada e ajustada à necessidade de cada indivíduo.

Conheça alguns alimentos funcionais, suas substâncias bioativas e funcionalidades (alguns, porque há muitos outros alimentos considerados funcionais e esta deveria ser uma 
pesquisa obrigatória a ser feita por cada pessoa que deseja ter sobre o seu prato
 uma "farmácia natural") e encha o seu prato de saúde!


Soja: TPM e retenção.
Tomate: Sistema imunológico, inflamação.
Kiwi: Sistema imunológico, inflamação.
Aveia: Colesterol, saúde intestinal, melhor aproveitamento da energia que consumimos dos alimentos.
Ovos: Imunidade, inflamação, cabelo, pele, unhas.
Papaia: Saúde intestinal.
Linhaça: TPM, inflamação, retenção, saúde intestinal.
Chás (verde, vermelho, branco): Sistema imunológico, inflamação.
Morangos: Sistema imunológico.
Hortaliças verde-escuras: Imunidade, retenção, inflamação, TPM.
Ameixas: Imunidade, saúde intestinal.
Castanha do Pará: Unhas, imunidade.
Cenoura: Retenção de líquidos, vista, ossos, pele, imunidade, colesterol, saúde intestinal.
Lentilhas: Imunidade, saúde intestinal.
Frango, peixe, proteínas: Aumenta a saciedade, diminui a compulsão por doces, TPM, circulação, imunidade, retenção.
Inhame: Retenção, TPM, imunidade.
Pimentão: Imunidade.
Brócolis: Imunidade, osso.
Azeite: Circulação, imunidade, TPM, retenção, inflamação.
Camarão: Unhas, cabelo, pele, sistema imunológico.
Amêndoas: TPM, circulação, diminui a compulsão por doces.
Berinjela: Colesterol.
Aspargos: Diminui a compulsão por doces.
Abóbora: Pressão sanguínea, tônus muscular.
Fontes para este artigo:
 Anvisa,                
 http://www2.uol.com.br/vyaestelar/alimentos_funcionais.htm
 http://www.alimentacao-saudavel.com/os-10-alimentos-funcionais-que-voce-deve-consumir/ 
 http://farmabem.com.br/?entrevista=mais-saude-no-seu-prato
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...